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dc.contributor.advisorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.contributor.authorDalpiaz, Maria Marthapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-22T01:35:12Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49073pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese trata de modos de constituição de subjetividades, num programa institucional, destinado ao aperfeiçoamento pedagógico de professores universitários de diferentes áreas de atuação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este Programa objetiva produzir novos significados sobre ser um profissional do ensino, mediante discussões sobre formas de conceber o ensinar e o aprender em diferentes campos discursivos. Realizou-se, nesta pesquisa, uma análise do Programa, especialmente da XI Edição (2003-2004), descrevendo sua instauração e também as modalidades de trabalhos realizados com e pelos professores-alunos. Fundamentado teórica e metodologicamente em Michel Foucault, este estudo se baseia nos conceitos de discurso, prática discursiva, poder, enunciado, formação discursiva, sujeito e heterogeneidade discursiva. A análise centraliza-se na descrição dos modos de ser sujeito que se produzem com a instauração desse Programa, que, por si, já é portador de enunciados. Nas análises realizadas, desde a perspectiva do poder relacional e com base em uma perspectiva histórica, foi possível demonstrar, mediante a identificação das regras que regulavam os diferentes modos de ser sujeito, que estes transitavam em diferentes formações discursivas sobre educação no ensino superior, evidenciando embates, que remetem às resistências do poder.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is about the ways subjectivities are constructed in an institutional teacher education program for professors from different areas at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS in Portuguese). This program aims at constructing new meanings for being an education professional throughout discussions on how to understand teaching and learning in different discursive fields. In this work this program was analyzed, especially its 11th Edition (2003-2004), describing its establishment as well as the types of activities done with and by the teacher-students. Theoretically and methodologically based on Michel Foucault, this research builds on the concepts of discourse, discursive practice, power, statement, discursive formation, subject, and discursive heterogeneity. The analysis centers on the description of the ways of being a subject constructed in this program establishment, which are statements themselves. In the analysis done, taking into account relational power based on a historical perspective, it was possible to show that, through the identification of the rules that regulate the different ways of being subject that they were part of different discursive formations about Higher Education showing clashes that refer to power resistance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectHigher education teachingen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSubjecten
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching improvement activity program (PAAP in Portuguese)en
dc.subjectUFRGSen
dc.titleDiscursos em luta : a produção do docente universitário num programa de aperfeiçoamento pedagógicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000827029pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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