Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação
dc.contributor.advisor | Baptista, Cláudio Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Müller, Silvia Ambrósio Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:37:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4504 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso de recursos digitais em uma escola pública estadual, em Minas Gerais, identificando as implicações na ação pedagógica e na dinâmica institucional. Procurou-se dar ênfase ao debate que problematiza a função social da escola na sociedade do conhecimento. Discute-se de que modos a inclusão digital se conecta com a construção/consolidação do Projeto Político-Pedagógico no interior das escolas. As bases teóricas que sustentam o trabalho são: a perspectiva freireana de uma pedagogia dialógica integrada aos estudos que focalizam o pensamento construtivista associado à informática educativa. De acordo com esta perspectiva, o presente trabalho analisa a inclusão digital como processo que pode estar a serviço da ampliação dos percursos de escolarização e da qualificação do ensino. A investigação, de caráter qualitativo, focalizou as ações em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, utilizando como instrumentos metodológicos prioritários: o diário de campo, a observação participante, o grupo focal, as entrevistas semi-estruturadas, além de fotos. As observações foram realizadas durante as atividades que envolviam os diferentes sujeitos - alunos, professores, gestores e familiares – e que ocorreram ao longo de aproximadamente 18 meses. Durante a análise, foram destacados os aspectos relativos à implicação, à participação e à auto-gestão nos processos educacionais. Além disso, houve, na escola, uma intensificação do uso dos recursos digitais, amparada em uma ampla discussão coletiva sobre as diretrizes pedagógicas da instituição. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino público estadual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Função social | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000501896 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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