Ensino de Física: Últimas Submissões
Resultados 11-20 de 210
-
Os currículos dos Cursos Pré vestibulares populares de Porto Alegre : a construção e a participação dos professores de Ciências da Natureza
(2024) [Dissertação]Os Cursos Pré-Vestibulares Populares são iniciativas que lutam pela redução das desigualdades geradas pelo sistema de ingresso na universidade, que, no Brasil, consiste na aplicação de concursos vestibulares, realizados ... -
Autorregulação e persistência universitária : o sentido das experiências universitárias nos cursos de Física como um elemento decisivo da persistência estudantil
(2024) [Tese]Um chavão costumeiramente difundido é de que somos produto de nossas experiências. Menos destacado, no entanto, é o fato de que as pessoas, quando submetidas a uma mesma experiência, podem reagir de modo muito distinto. A ... -
Educação ambiental crítica na formação de professores de Física
(2023) [Dissertação]O presente trabalho está fundamentado na Educação Ambiental numa perspectiva crítica que assume a abordagem da ecologia marxista (BOMFIM, 2011), integrando um quadro de referenciais teóricos da área ambiental, da educação, ... -
Formação interdisciplinar de professores de Ciências e Matemática : um estudo sociológico sobre o perfil dos licenciandos brasileiros
(2023) [Dissertação]A falta de professores de Física é um problema social concreto. Diversas alternativas vêm sendo propostas para tentar mitigar os efeitos de décadas de desvalorização da profissão docente. Nesta dissertação analisamos uma ... -
Fenômeno cultural do misticismo eletromagnético : estudando as aproximações entre eletromagnetismo e o espiritismo do século XIX
(2023) [Dissertação]No presente trabalho nos propomos a iniciar uma discussão sobre o fenômeno cultural, o qual denominamos misticismo eletromagnético, estabelecido a partir da relação entre o eletromagnetismo e o espiritualismo do séc. XIX. ... -
A Licenciatura em Física e a perspectiva CTS : uma investigação sobre a possiblidade de um componente curricular reflexivo e crítico na formação docente na Venezuela pela articulação da ciência, o cenário sociopolítico atual do país e o tema petróleo
(2023) [Tese]Por meio desta pesquisa, investigamos a possibilidade, as características, as estratégias, os referenciais para a criação de um componente curricular pautado no CTS, pensada e adaptada para a Licenciatura em Física da ... -
Matéria escura e energia escura no ensino médio : um tema de Física moderna e contemporânea epistemologicamente efervescente
(2023) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo apresentar e analisar os efeitos de uma abordagem de Ensino de Física para o Ensino Médio, baseada nas hipóteses teóricas e busca de evidências da Matéria Escura e Energia Escura. Trata-se ... -
Diagramas categoriais como ferramenta da pedagogia histórico-crítica no ensino de física : o caso da categoria concreta “Satélites artificiais”
(2023) [Tese]A pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma construção teórica de uma filosofia da educação contra-hegemônica, voltada para a educação da classe trabalhadora, que tem como fundamento basilar a concepção materialista de ser ... -
Feiras de Ciências como caminho para a formação de estudantes e professores : desafios, potencialidades e tendências nos documentos e na voz de professores orientadores
(2023) [Tese]No Brasil as Feiras de Ciências ocorrem há décadas, e são eventos criados para incentivar a educação e a produção científica nas escolas, e a divulgação da ciência para além dos muros das escolas. Feiras buscam engajar ... -
A contextualização da astronomia no ensino da termodinâmica
(2016) [Dissertação]Um dos desafios dos professores de física do ensino médio é realizar práticas que despertem o interesse dos alunos pelas aulas. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), a apresentação de experimentos e de ...