Teaching of Physics: Recent Submissions
Now showing items 11-20 of 207
-
Formação interdisciplinar de professores de Ciências e Matemática : um estudo sociológico sobre o perfil dos licenciandos brasileiros
(2023) [Dissertation]A falta de professores de Física é um problema social concreto. Diversas alternativas vêm sendo propostas para tentar mitigar os efeitos de décadas de desvalorização da profissão docente. Nesta dissertação analisamos uma ... -
Fenômeno cultural do misticismo eletromagnético : estudando as aproximações entre eletromagnetismo e o espiritismo do século XIX
(2023) [Dissertation]No presente trabalho nos propomos a iniciar uma discussão sobre o fenômeno cultural, o qual denominamos misticismo eletromagnético, estabelecido a partir da relação entre o eletromagnetismo e o espiritualismo do séc. XIX. ... -
A Licenciatura em Física e a perspectiva CTS : uma investigação sobre a possiblidade de um componente curricular reflexivo e crítico na formação docente na Venezuela pela articulação da ciência, o cenário sociopolítico atual do país e o tema petróleo
(2023) [Thesis]Por meio desta pesquisa, investigamos a possibilidade, as características, as estratégias, os referenciais para a criação de um componente curricular pautado no CTS, pensada e adaptada para a Licenciatura em Física da ... -
Matéria escura e energia escura no ensino médio : um tema de Física moderna e contemporânea epistemologicamente efervescente
(2023) [Dissertation]Esta dissertação tem como objetivo apresentar e analisar os efeitos de uma abordagem de Ensino de Física para o Ensino Médio, baseada nas hipóteses teóricas e busca de evidências da Matéria Escura e Energia Escura. Trata-se ... -
Diagramas categoriais como ferramenta da pedagogia histórico-crítica no ensino de física : o caso da categoria concreta “Satélites artificiais”
(2023) [Thesis]A pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma construção teórica de uma filosofia da educação contra-hegemônica, voltada para a educação da classe trabalhadora, que tem como fundamento basilar a concepção materialista de ser ... -
Feiras de Ciências como caminho para a formação de estudantes e professores : desafios, potencialidades e tendências nos documentos e na voz de professores orientadores
(2023) [Thesis]No Brasil as Feiras de Ciências ocorrem há décadas, e são eventos criados para incentivar a educação e a produção científica nas escolas, e a divulgação da ciência para além dos muros das escolas. Feiras buscam engajar ... -
A contextualização da astronomia no ensino da termodinâmica
(2016) [Dissertation]Um dos desafios dos professores de física do ensino médio é realizar práticas que despertem o interesse dos alunos pelas aulas. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), a apresentação de experimentos e de ... -
Onda ou partícula? : estudo das trajetórias ontológicas de actantes quânticos em livros didáticos de Física da educação básica e superior
(2022) [Dissertation]Na presente dissertação, propomos uma análise da forma como as diferentes ontologias do problema da dualidade onda-partícula são apresentadas em livros didáticos de ensino básico e superior. Nosso objetivo é investigar as ... -
Raça e gênero na Física : trajetórias acadêmicas de mulheres negras
(2023) [Dissertation]A ciência moderna e contemporânea, como uma instituição de poder da sociedade, foi construída sobre estruturas coloniais opressivas, como o racismo e o sexismo, que operam na exclusão epistêmica e ontológica daqueles ... -
Análise bakhtiniana articulada a redes textuais de documentos oficiais, planos de ensino e ementas na formação de professores de Física/Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental II
(2022) [Thesis]O objeto de pesquisa da nossa tese é o Ensino de Física no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objetivos analisar os desafios que emergem a partir da Base Nacional Comum Curricular para o professor ...