Navegação Ensino de Física por Título
Resultados 39-58 de 199
-
A contextualização da astronomia no ensino da termodinâmica
(2016) [Dissertação]Um dos desafios dos professores de física do ensino médio é realizar práticas que despertem o interesse dos alunos pelas aulas. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), a apresentação de experimentos e de ... -
Contribuições de um espaço de ensino não formal na formação de identidades de estudantes do ensino básico à luz da Teoria Social da Aprendizagem de Wenger : um estudo de caso no Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr.)
(2022) [Dissertação]A desmotivação em aprender Física e a dificuldade dos alunos em atribuir significado a conteúdos apresentados em sala de aula são alguns dos problemas enfrentados pelo Ensino de Física nas escolas públicas do Brasil. Na ... -
Crenças e atitudes sobre o uso de atividades experimentais e computacionais no ensino de física por parte de professores do ensino médio
(2011) [Dissertação]A literatura aponta diversas vantagens para o uso de atividades experimentais (AE) e de atividades computacionais (AC) no ensino de Física. Estudos mais recentes têm concluído que a combinação desses dois recursos pode ser ... -
O cultivo de comunidades de prática para a formação continuada de professores na interface Escola-Universidade : um olhar histórico sobre as vivências do núcleo de pesquisas em inovação curricular
(2021) [Dissertação]Diante dos problemas enfrentados na Formação Continuada de Professores no Brasil, marcada pelo distanciamento entre as discussões em nível universitário e as urgências experimentadas no cotidiano escolar, é fundamental que ... -
Cultivo de una comunidad de práctica virtual para la resignificación de los procesos de formación inicial de profesores de Física
(2021) [Tese]La brecha entre la investigación educativa y la práctica docente es un tema ampliamente discutido por más de 20 años, tanto a nivel general, como específico de la enseñanza de las ciencias. Una alternativa señalada en la ... -
Um currículo de física para as primeiras séries do ensino fundamental
(2004) [Dissertação]A presente dissertação oferece o relato de um programa desenvolvido para crianças de idades entre sete e dez anos, às quais foi oferecida a oportunidade de aprender Física através de atividades experimentais do tipo ... -
Um curso de mecânica quântica para professores de física do ensino médio
(2009) [Dissertação]No Ensino Médio a maioria dos professores de Física se prende aos conteúdos de Mecânica Clássica. Preferem aprofundar assuntos como cinemática e plano inclinado do que discutir um pouco de Física Moderna. Entretanto, os ... -
Um curso introdutório à astronomia para a formação inicial de professores de ensino fundamental, em nível médio
(2008) [Dissertação]Nosso trabalho consiste no desenvolvimento e aplicação de um curso de astronomia como parte de um curso de formação de professores de séries iniciais, em nível médio. Nosso foco principal é a abordagem de conceitos e ... -
De quem é a culpa? : uma análise sobre o fracasso escolar na disciplina de Física a partir dos enunciados de professores e estudantes
(2022) [Dissertação]O Fracasso Escolar é tema de estudos nas áreas da Educação e da Psicologia há anos, em todo o globo. Esta dissertação se propõe a estender essas contribuições já conhecidas nessas esferas do conhecimento e investigar o ... -
O desafio dos pequenos projetos de física no programa adolescente aprendiz
(2014) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de Física aplicada a adolescentes trabalhadores, vinculados ao Programa Adolescente Aprendiz, com o foco na progressão escolar deles. Para uma maior motivação e interação ... -
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental
(2005) [Dissertação]Este trabalho apresenta o relato de um projeto desenvolvido junto a uma turma do segundo ano de um curso da modalidade Normal (antigo magistério), durante todo o ano letivo de 2004, no colégio Santa Catarina, situado em ... -
Um diagnóstico da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil : contribuições para a formação de professores da educação básica
(2022) [Tese]Atualmente, a Astronomia é uma das mais importantes áreas de interesse da Ciência, recebendo maciços investimentos e atenção da vasta comunidade que a ela se dedica, e o justo reconhecimento da sociedade. No Brasil, as ... -
Diagramas categoriais como ferramenta da pedagogia histórico-crítica no ensino de física : o caso da categoria concreta “Satélites artificiais”
(2023) [Tese]A pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma construção teórica de uma filosofia da educação contra-hegemônica, voltada para a educação da classe trabalhadora, que tem como fundamento basilar a concepção materialista de ser ... -
Diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio, a base nacional Cumum curricular e a produção científica sobre história, filosofia E sociologia da ciência
(2022) [Dissertação]Investigadores da linha temática História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) têm defendido há décadas que, sem uma discussão sobre temas relativos à natureza da ciência, o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas ... -
Diferenças e semelhanças entre graduandos em física com respeito ao gênero : uma análise das interações discursivas sob a perspectiva sociocultural
(2009) [Dissertação]Na pesquisa brasileira em educação científica, há uma lacuna no que diz respeito ao interesse e à participação das mulheres na ciência. Recentemente, a pesquisa internacional tem apontado que diferenças no processo de ... -
Difração e interferência para professores do ensino médio
(2007) [Dissertação]Este trabalho é um relato de um projeto visando inserir o estudante do Ensino Médio no contexto da mecânica ondulatória, portal de entrada da física moderna, através de uma abordagem diferenciada enfocando duas das ... -
Distribuição conceitual no ensino de física quântica : uma aproximação sociocultural às teorias de mudança conceitual
(2012) [Tese]O presente trabalho apresenta um modelo alternativo para analisar a dinâmica das concepções no ensino de ciências, baseado na noção de “distribuição conceitual”. O objetivo central desse estudo é reconsiderar o problema ... -
Divulgação científica na formação docente : construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet
(2012) [Dissertação]O presente trabalho relata a implementação de um projeto de ensino, referenciado na teoria da aprendizagem significativa e no sócio-interacionismo, em uma turma de segundo módulo do curso de Licenciatura em Ciências da ... -
Do Kraft ao Qì : uma análise de epistemologia-política sobre o uso do termo energia em práticas do Sistema Único de Saúde
(2021) [Dissertação]No ano de 2017 foi aprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil uma Portaria que ampliou o número de terapias integrativas a serem oferecidas no Sistema Único de Saúde do Brasil. Essa política pública (Plano Nacional de ... -
Do místico ao quântico : o emaranhamento de cosmovisões no desenvolvimento da física moderna e contemporânea
(2021) [Dissertação]Na presente dissertação, desenvolvemos uma investigação cujo objetivo geral é analisar o fenômeno cultural do misticismo quântico e os diferentes tipos de conhecimentos que ele mobiliza. Partindo de uma revisão integrativa ...