Diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio, a base nacional Cumum curricular e a produção científica sobre história, filosofia E sociologia da ciência
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Data
2022Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Investigadores da linha temática História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) têm defendido há décadas que, sem uma discussão sobre temas relativos à natureza da ciência, o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas científicas ficará seriamente comprometido. Considerando a longa tradição dessa linha temática na pesquisa em educação em ciências, realizamos uma revisão bibliográfica que nos permitiu construir sua gênese e evidenciar tendências investigadas nas últimas décadas. Diante ...
Investigadores da linha temática História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) têm defendido há décadas que, sem uma discussão sobre temas relativos à natureza da ciência, o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas científicas ficará seriamente comprometido. Considerando a longa tradição dessa linha temática na pesquisa em educação em ciências, realizamos uma revisão bibliográfica que nos permitiu construir sua gênese e evidenciar tendências investigadas nas últimas décadas. Diante dos achados dessa revisão e a partir da filosofia da linguagem de Bakhtin e seu Círculo, buscamos identificar elementos de dialogicidade entre essa produção acadêmica na linha de HFSC e políticas públicas educacionais que estabelecem, ainda que de forma marginal, a necessidade de inclusão de discussões acerca da natureza da ciência no currículo escolar. Uma análise da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), da Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da prova do ENEM aponta que há pouco diálogo entre tendências na produção acadêmica em HFSC e esses documentos. Em especial, o ENEM na área de Ciências da Natureza tem se mostrado cada vez mais direcionado ao conteúdo científico, afastando-se do tema da natureza da ciência. ...
Abstract
Researchers from the History, Philosophy and Sociology of Science (HPSS) thematic line have been arguing for decades that, without a discussion on topics related to the nature of science, the teaching-learning process in scientific disciplines will be seriously compromised. Considering the long tradition of this thematic line in science education research, we carried out a literature review that allowed us to build its genesis and highlight trends investigated in recent decades. In view of the ...
Researchers from the History, Philosophy and Sociology of Science (HPSS) thematic line have been arguing for decades that, without a discussion on topics related to the nature of science, the teaching-learning process in scientific disciplines will be seriously compromised. Considering the long tradition of this thematic line in science education research, we carried out a literature review that allowed us to build its genesis and highlight trends investigated in recent decades. In view of the findings of this review and from the philosophy of language of Bakhtin and his Circle, we seek to identify elements of dialogicality between this academic production in the line of HPSS and educational public policies that establish, albeit marginally, the need to include discussions about the nature of science in the school curriculum. An analysis of the National Common Curriculum Base (NCCB), of the Reference Matrix of the National High School Exam (NHSE) for the area of Natural Sciences and its Technologies and of the NHSE test points out that there is little dialogue between trends in academic production in HFSC and these documents. In particular, ENEM in the area of Natural Sciences has been increasingly directed to scientific content, moving away from the theme of the nature of science. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Ensino de Física (207)
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