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dc.contributor.advisorBordas, Merion Campospt_BR
dc.contributor.authorMartinazzo, Celso Josépt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:35:42Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/4358pt_BR
dc.description.abstractA presente tese resulta de uma pesquisa teórico-empírica e tem como propósito, à luz dos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas compreender a racionalidade da Pedagogia, bem como, apresentar argumentos para a construção de uma outra racionalidade com vistas a uma nova identidade pedagógica centrada na razão comunicativa numa perspectiva que cunhamos de Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo. Com apoio na hermenêutica filosófica, na dialética, na teoria crítica e na razão comunicativa buscamos compreender as premissas filosóficas e pedagógicas da modernidade, enfatizando os movimentos que constituíram o chamado paradigma metafísico moderno da filosofia do sujeito e da consciência e fundamentaram os discursos identitários da Pedagogia Moderna. A racionalidade comunicativa, que resulta da virada lingüística, analisa o estreitamento da razão decorrente da filosofia mentalista moderna, reformula os pilares dos ideais iluministas e amplia o sentido de razão substantiva para um conceito aberto e amplo de razão exercida de forma processual e intersubjetiva cujo propósito visa produzir entendimentos entre os sujeitos capazes de linguagem e ação. A Pedagogia contemporânea, analisada sob os dois padrões de racionalidade - o paradigma da subjetividade moderna e o paradigma da razão comunicativa - embora adote uma linha crítica em relação às premissas da modernidade ainda permanece sustentada pelos seus pressupostos. A Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo ao ressignificar o sentido dos princípios pedagógicos formulados pela filosofia moderna, à luz de uma razão argumentativa, interativa, dialógico-intersubjetiva tem a pretensão de inscrever-se como possibilidade concreta para uma outra identidade da Pedagogia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHabermas, Jürgen, 1929-pt_BR
dc.subjectUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.subjectUniversidade de Passo Fundo.pt_BR
dc.subjectUniversidade de Santa Cruz do Sul.pt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectRazão comunicativapt_BR
dc.subjectPedagogia : Construçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectUniversidade comunitáriapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleA racionalidade da pedagogia e perspectiva de construção de uma pedagogia do entendimento intersubjetivo com base na razão comunicativapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000410886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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