A racionalidade da pedagogia e perspectiva de construção de uma pedagogia do entendimento intersubjetivo com base na razão comunicativa
dc.contributor.advisor | Bordas, Merion Campos | pt_BR |
dc.contributor.author | Martinazzo, Celso José | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:35:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4358 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese resulta de uma pesquisa teórico-empírica e tem como propósito, à luz dos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas compreender a racionalidade da Pedagogia, bem como, apresentar argumentos para a construção de uma outra racionalidade com vistas a uma nova identidade pedagógica centrada na razão comunicativa numa perspectiva que cunhamos de Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo. Com apoio na hermenêutica filosófica, na dialética, na teoria crítica e na razão comunicativa buscamos compreender as premissas filosóficas e pedagógicas da modernidade, enfatizando os movimentos que constituíram o chamado paradigma metafísico moderno da filosofia do sujeito e da consciência e fundamentaram os discursos identitários da Pedagogia Moderna. A racionalidade comunicativa, que resulta da virada lingüística, analisa o estreitamento da razão decorrente da filosofia mentalista moderna, reformula os pilares dos ideais iluministas e amplia o sentido de razão substantiva para um conceito aberto e amplo de razão exercida de forma processual e intersubjetiva cujo propósito visa produzir entendimentos entre os sujeitos capazes de linguagem e ação. A Pedagogia contemporânea, analisada sob os dois padrões de racionalidade - o paradigma da subjetividade moderna e o paradigma da razão comunicativa - embora adote uma linha crítica em relação às premissas da modernidade ainda permanece sustentada pelos seus pressupostos. A Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo ao ressignificar o sentido dos princípios pedagógicos formulados pela filosofia moderna, à luz de uma razão argumentativa, interativa, dialógico-intersubjetiva tem a pretensão de inscrever-se como possibilidade concreta para uma outra identidade da Pedagogia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Habermas, Jürgen, 1929- | pt_BR |
dc.subject | Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.subject | Universidade de Passo Fundo. | pt_BR |
dc.subject | Universidade de Santa Cruz do Sul. | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.subject | Razão comunicativa | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia : Construção | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Universidade comunitária | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | A racionalidade da pedagogia e perspectiva de construção de uma pedagogia do entendimento intersubjetivo com base na razão comunicativa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000410886 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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