Listar Trabajos Académicos y Técnicos por autor "Notare, Márcia Rodrigues"
Mostrando ítems 1-20 de 28
-
Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
Rocha, Juliana Paim (2019) [Tesinas de grado]Esse trabalho busca analisar como o software GrafEq contribui na aprendizagem de inequações. A pesquisa teve sustentação teórica na teoria de Raymond Duval sobre os Registos de Representação Semiótica e em outros autores ... -
A aprendizagem de matemática via projetos no Slogo : o aluno como protagonista na construção do conhecimento
Souza, Bruna Santos de (2012) [Tesinas de grado]Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizagem com o software SuperLogo 3.0, inspirada na ideia do Construtivismo e tratando o erro dos alunos como parte do processo de aprendizagem. A prática foi realizada com alunos ... -
Compreendendo os quadriláteros com o GeoGebra : um estudo com estudantes do ensino médio
Santos, Leonardo Ennes dos (2021) [Tesinas de grado]Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria, especificamente dos quadriláteros, com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o ... -
Construção do conhecimento matemático nos anos iniciais a partir de jogos e aplicativos digitais : um estudo com alunos do 5° ano
Kerkhoff, Luiza Lehmen (2021) [Tesinas de grado]Este trabalho tem como objetivo principal compreender os pensamentos e as hipóteses de alunos do 5 ano sobre as quatro operações básicas quando utilizam jogos digitais. A prática foi realizada com inspiração na Teoria de ... -
As construções geométricas no ensino dos quadriláteros
Berti, Carine Muraro (2012) [Tesinas de grado]Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria Euclidiana, especificamente dos quadriláteros, com alunos do Ensino Fundamental, utilizando as construções geométricas com régua e compasso e o software ... -
Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
Moraes, Samir Aozani (2013) [Tesinas de grado]Este trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem de funções polinomiais de 1º e 2º graus. Para compreender a situação atual da educação matemática no Brasil, foi realizado um resgate histórico sobre o ensino no país, ... -
O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
Thums, Cindy Maiara (2015) [Tesinas de especialización]O presente trabalho tem por finalidade verificar como ocorre a aprendizagem dos quadriláteros e suas propriedades em ambiente de geometria dinâmica, à luz da teoria das cinco fases de aprendizagem do modelo Van Hiele. Para ... -
Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
Moura, Anderson Freitas de (2023) [Tesinas de grado]O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa ... -
Estudando a geometria de maneira mais significativa
Guder, Deise (2010) [Tesinas de especialización]A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A ... -
Estudo do Teorema de Pitágoras
Rohde, Ilania (2011) [Tesinas de especialización]Este trabalho propõe uma iniciação ao estudo do Teorema de Pitágoras, destacando a importância de demonstrações e a necessidade de tecer relações deste conteúdo com situações-problema, vivenciadas pelo grupo de alunos de ... -
Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
Santos, Marcelo de Souza (2012) [Tesinas de grado]Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas ... -
Geogebra 3D no ensino médio : uma possibilidade para a aprendizagem de projeção ortogonal
Sibemberg, Lucas Siviero (2019) [Tesinas de grado]O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio. Essa pesquisa foi realizada com uma turma do segundo ano do Ensino ... -
Geometria no estádio de futebol
Vargas, Eliane Teixeira (2010) [Tesinas de especialización]Este trabalho apresenta o reconhecimento da Geometria no estádio de futebol e a aplicação do conceito de área de figuras planas para obter o número aproximado da capacidade de torcedores nas arquibancadas. O objetivo central ... -
Geometrizando no pátio - projeto e construção de uma quadra esportiva
Assumpção, Sérgio Dias (2011) [Tesinas de especialización]Este trabalho busca analisar o conhecimento intuitivo de geometria presente em alunos de diferentes níveis de escolaridade. Neste intuito, constituí um grupo heterogêneo em escolaridade mas homogêneo cronologicamente. ... -
História da Matemática e Teorema de Tales
Peres, Evelize Martins Krüger (2011) [Tesinas de especialización]Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o processo ensino – aprendizagem do teorema de Tales no nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Guaíba. Para o desenvolvimento ... -
Influências das experiências dos alunos na resolução de situações-problema : uma análise em turmas de EJA
Borghetti, Júlio Cézar (2011) [Tesinas de grado]Neste trabalho, apresenta-se o estudo realizado sobre a resolução de situações-problema contextualizadas conforme o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tais situações-problema suscitavam noções ou ... -
Investigando as propostas de avaliação de professores de matemática durante a pandemia de Covid-19
Cassenott, Gustavo Gelson (2023) [Tesinas de grado]Em 2020, a pandemia de Covid-19 forçou a implementação do modelo de Ensino Remoto Emergencial para a educação no Brasil, em particular, para o ensino de matemática. Com isso, as escolas deixaram de ser frequentadas, e a ... -
O potencial da linguagem Logo no aprendizado de matemática
Moura, Francisco Wagner de (2013) [Tesinas de grado]Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que visa analisar as contribuições da linguagem de programação ... -
Potencialidades do GrafEq no estudo da função Afim
Ferreira, João Vitor Garcez (2019) [Tesinas de grado]A finalidade deste Trabalho de Conclusão de Curso é pesquisar as potencialidades do GrafEq para o ensino da função afim. Foi motivado pela experiência pessoal do autor em sua escolarização e graduação. Sob a perspectiva ... -
Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
Rocco, Matheus Lucca de (2019) [Tesinas de grado]Este trabalho de conclusão de curso pretende analisar como o estudo de funções de duas variáveis pode potencializar o trabalho com funções de uma variável utilizando o software GeoGebra, com alunos do segundo ano do Ensino ...