Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola parti ...
Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola particular de Guaíba. Na experiência prática, o conceito de derivada foi interpretado como taxa de variação instantânea. O trabalho apresenta a descrição e as análises dos encontros, utilizando como dados as contribuições dos alunos e o envolvimento destes ao longo da prática. ...
Abstract
This paper presents a discussion about the teaching of Calculus in (the) High School. To understand the situation of Calculus at universities, was made a study about the scenery of the teaching of this discipline at universities, as well as an analysis about didactic books, to observe how this books approach this issues. To evidence the viability of the teaching of this Calculus concepts in High School, a didactic sequence was elaborated, and applied with five students from a private school in ...
This paper presents a discussion about the teaching of Calculus in (the) High School. To understand the situation of Calculus at universities, was made a study about the scenery of the teaching of this discipline at universities, as well as an analysis about didactic books, to observe how this books approach this issues. To evidence the viability of the teaching of this Calculus concepts in High School, a didactic sequence was elaborated, and applied with five students from a private school in Guaiba. In this practice experience, the concept of derivative was interpreted like an instant variation rate. The work presents the description and the analysis of the meetings, using as input the students’ contributions and their involvement during the practice. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License