Entre o mundo real e o mundo virtual : sólidos de revolução com o uso do GeoGebra e realidade aumentada no ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em analisar contribuições, potencialidades e limitações do recurso de Realidade Aumentada do software GeoGebra no estudo de sólidos de revolução. Trata-se de uma pesquisa de aspecto qualitativo baseando-se em referenciais teóricos como Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Matemática Dinâmica e Realidade Aumentada. Para tanto, foi organizada uma sequência de atividades, que foram aplicadas em quatro encontros, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Viamão/RS. As análises dos dados da pesquisa apontaram que a utilização da Realidade Aumentada do software GeoGebra auxiliou na visualização espacial dos objetos matemáticos, no dinamismo das construções geométricas, além de proporcionar um ambiente descontraído e desafiador aos alunos. ...
Abstract
This final paper aims to analyze the contributions, potential, and limitations of the augmented reality feature of the GeoGebra software in the study of solids of revolution. This is a qualitative study based on theoretical references such as Digital Technologies in Mathematics Teaching and Learning, Dynamic Mathematics and Augmented Reality. To this end, a sequence of activities was organized, which were applied in four meetings with students in their third year of secondary school in a public ...
This final paper aims to analyze the contributions, potential, and limitations of the augmented reality feature of the GeoGebra software in the study of solids of revolution. This is a qualitative study based on theoretical references such as Digital Technologies in Mathematics Teaching and Learning, Dynamic Mathematics and Augmented Reality. To this end, a sequence of activities was organized, which were applied in four meetings with students in their third year of secondary school in a public school in Viamão – RS. Analysis of the research data showed that the use of GeoGebra's augmented reality software helped with the spatial visualization of mathematical objects and the dynamism of geometric constructions, as well as providing a relaxed and challenging environment for students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (406)
Este item está licenciado na Creative Commons License