Influências das experiências dos alunos na resolução de situações-problema : uma análise em turmas de EJA
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Neste trabalho, apresenta-se o estudo realizado sobre a resolução de situações-problema contextualizadas conforme o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tais situações-problema suscitavam noções ou conhecimentos de razões, proporções ou regra de três. Para isto, foram apresentados os principais aspectos do processo de escolarização do Brasil que, pela significativa elitização, deixou inúmeras pessoas à margem. Culmina desse processo a criação de movimentos para educação d ...
Neste trabalho, apresenta-se o estudo realizado sobre a resolução de situações-problema contextualizadas conforme o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tais situações-problema suscitavam noções ou conhecimentos de razões, proporções ou regra de três. Para isto, foram apresentados os principais aspectos do processo de escolarização do Brasil que, pela significativa elitização, deixou inúmeras pessoas à margem. Culmina desse processo a criação de movimentos para educação dos jovens e adultos, que antes estavam à margem do sistema. São apresentados ainda os principais aspectos relacionados à resolução de situações-problema, bem como sobre experiências. Ademais, para alcançar o objetivo proposto, foram aplicados problemas teóricos e situações-problema envolvendo razões e proporções, mais especificamente regra de três, com alunos do nível médio da EJA do Colégio de Aplicação (UFRGS). Foi aplicado ainda um questionário, com objetivo de identificar o perfil dos alunos, bem como as principais experiências de vida de cada um. A partir da análise dos dados levantados, conclui-se que as experiências, em geral, parecem influenciar de forma positiva na resolução de situações-problema vivenciadas pelos alunos da EJA. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License