Concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Juliana Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-12T01:24:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/40484 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa foram analisadas concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação dos anos inicias do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana, os modelos pedagógicos de Fernando Becker e avaliação mediadora de Jussara Hoffmann. A coleta de dados foi baseada numa metodologia qualitativa com inspiração no método clínico piagetiano, consistindo em análise documental e entrevista. Os documentos foram relatórios de avaliação de anos iniciais do ensino fundamental e o Projeto Político Pedagógico da escola. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras. Foram encontradas concepções empirista, inatista e interacionista de aprendizagem. Quanto ao entendimento de avaliação, as docentes demonstraram uma prática avaliativa processual, porém, desacreditam que o sistema atual de registro avaliativo da escola esteja adequado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000828901 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7443)Education (2496)