Concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesta pesquisa foram analisadas concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação dos anos inicias do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana, os modelos pedagógicos de Fernando Becker e avaliação mediadora de Jussara Hoffmann. A coleta de dados foi baseada numa metodologia qualitativa com inspiração no método clínico piagetiano, consistindo em análise documental e entrevista. O ...
Nesta pesquisa foram analisadas concepções de aprendizagem em relatórios de avaliação dos anos inicias do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. O referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana, os modelos pedagógicos de Fernando Becker e avaliação mediadora de Jussara Hoffmann. A coleta de dados foi baseada numa metodologia qualitativa com inspiração no método clínico piagetiano, consistindo em análise documental e entrevista. Os documentos foram relatórios de avaliação de anos iniciais do ensino fundamental e o Projeto Político Pedagógico da escola. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras. Foram encontradas concepções empirista, inatista e interacionista de aprendizagem. Quanto ao entendimento de avaliação, as docentes demonstraram uma prática avaliativa processual, porém, desacreditam que o sistema atual de registro avaliativo da escola esteja adequado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7443)Education (2496)
This item is licensed under a Creative Commons License