A presença da literatura oral no ambiente escolar
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho é resultado de observações de uma turma de Jardim Nível A, numa Escola de Educação Infantil no município de Sapiranga-RS. Tem por objetivo apontar diferenças entre as contações de histórias normais com uso de recursos e da literatura oral onde não se usa recursos. Os autores mais solicitados foram Abramovich, Bettelheim, Coelho, Zilberman, Warner e Meirelles. No referencial teórico encontrou-se subsídios sobre o início da contação oral das histórias, sua importância para o d ...
O presente trabalho é resultado de observações de uma turma de Jardim Nível A, numa Escola de Educação Infantil no município de Sapiranga-RS. Tem por objetivo apontar diferenças entre as contações de histórias normais com uso de recursos e da literatura oral onde não se usa recursos. Os autores mais solicitados foram Abramovich, Bettelheim, Coelho, Zilberman, Warner e Meirelles. No referencial teórico encontrou-se subsídios sobre o início da contação oral das histórias, sua importância para o desenvolvimento das crianças e com que frequência ela se encontra dentro do ambiente escolar, uma vez que foi realizada também uma pesquisa com profissionais da mesma instituição sobre o assunto. Percebe-se que se pode propiciar às crianças a forma de contação oral e a contação com recursos com a mesma proporção, pois tudo é Literatura Infantil. ...
Abstract
This work is the result of observations of a group of Garden Level A, Preschool in the city of Sapiranga-RS. It aims to point out differences between the normal contações with resource use and oral literature which does not use resources. The authors were most requested Abramovich, Bettelheim, Rabbit, Zilberman, Warner and Meirelles. At a theoretical met subsidies on the start of oral telling of stories, its importance to the development of children and how often it is within the school environ ...
This work is the result of observations of a group of Garden Level A, Preschool in the city of Sapiranga-RS. It aims to point out differences between the normal contações with resource use and oral literature which does not use resources. The authors were most requested Abramovich, Bettelheim, Rabbit, Zilberman, Warner and Meirelles. At a theoretical met subsidies on the start of oral telling of stories, its importance to the development of children and how often it is within the school environment, as was also carried out a survey of professionals in the same institution on the subject. It is observed that can give children the form of oral storytelling and storytelling resources with the same proportion as it is all Children's Literature. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License