Indicadores de agressividade através do desenho da figura humana
dc.contributor.advisor | Borsa, Juliane Callegaro | pt_BR |
dc.contributor.author | Bauermann, Mariana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-12T01:23:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/39076 | pt_BR |
dc.description.abstract | O comportamento agressivo é definido como toda ação que causa ou implica danos ou prejuízos a alguém, sendo considerado um construto multidimensional por vários pesquisadores. Para a avaliação de comportamentos agressivos, pode-se utilizar inventários e checklists, além de instrumentos projetivos como O Desenho da Figura Humana (DFH). Assim, este estudo buscou o levantamento de indicadores de agressividade nos desenhos de 79 crianças com idades entre 8 e 12 anos, estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas, localizadas na região metropolitana de Porto Alegre. Como medida de avaliação de comportamentos agressivos foi utilizada a Escala de Comportamentos Agressivos (ECA), respondida pela própria criança e o Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), respondido pelos pais. Os desenhos foram pontuados com base em uma lista de 143 indicadores emocionais encontrados na literatura sobre o tema. Presença de figuras bizarras ou grotescas, localização na esquerda da página, braços junto ao tronco e pernas unidas foram alguns dos indicadores que permitiram discriminar os grupos de crianças agressivas e nãoagressivas, conforme a ECA. Posteriormente, os indicadores que diferiram significativamente nos dois grupos foram reunidos em um único fator, denominado “agressividade”. Testes t de Student foram realizados para comparar as médias desse fator nos grupos clínico e não clínico, conforme classificação do CBCL/6-18. Houve diferenças significativas nas seguintes escalas: problemas sociais, comportamento delinquente, comportamento agressivo, problemas externalizantes, escala total de problemas de comportamento e DSM – comportamento opositor-desafiante. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Comportamento agressivo | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Desenho de figuras humanas | pt_BR |
dc.subject | Análise do comportamento | pt_BR |
dc.title | Indicadores de agressividade através do desenho da figura humana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000825129 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológica | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)