Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorsa, Juliane Callegaropt_BR
dc.contributor.authorBauermann, Marianapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-12T01:23:09Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39076pt_BR
dc.description.abstractO comportamento agressivo é definido como toda ação que causa ou implica danos ou prejuízos a alguém, sendo considerado um construto multidimensional por vários pesquisadores. Para a avaliação de comportamentos agressivos, pode-se utilizar inventários e checklists, além de instrumentos projetivos como O Desenho da Figura Humana (DFH). Assim, este estudo buscou o levantamento de indicadores de agressividade nos desenhos de 79 crianças com idades entre 8 e 12 anos, estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas, localizadas na região metropolitana de Porto Alegre. Como medida de avaliação de comportamentos agressivos foi utilizada a Escala de Comportamentos Agressivos (ECA), respondida pela própria criança e o Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), respondido pelos pais. Os desenhos foram pontuados com base em uma lista de 143 indicadores emocionais encontrados na literatura sobre o tema. Presença de figuras bizarras ou grotescas, localização na esquerda da página, braços junto ao tronco e pernas unidas foram alguns dos indicadores que permitiram discriminar os grupos de crianças agressivas e nãoagressivas, conforme a ECA. Posteriormente, os indicadores que diferiram significativamente nos dois grupos foram reunidos em um único fator, denominado “agressividade”. Testes t de Student foram realizados para comparar as médias desse fator nos grupos clínico e não clínico, conforme classificação do CBCL/6-18. Houve diferenças significativas nas seguintes escalas: problemas sociais, comportamento delinquente, comportamento agressivo, problemas externalizantes, escala total de problemas de comportamento e DSM – comportamento opositor-desafiante.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento agressivopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDesenho de figuras humanaspt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.titleIndicadores de agressividade através do desenho da figura humanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825129pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológicapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples