Indicadores de agressividade através do desenho da figura humana
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Date
2012Author
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Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O comportamento agressivo é definido como toda ação que causa ou implica danos ou prejuízos a alguém, sendo considerado um construto multidimensional por vários pesquisadores. Para a avaliação de comportamentos agressivos, pode-se utilizar inventários e checklists, além de instrumentos projetivos como O Desenho da Figura Humana (DFH). Assim, este estudo buscou o levantamento de indicadores de agressividade nos desenhos de 79 crianças com idades entre 8 e 12 anos, estudantes do ensino fundamenta ...
O comportamento agressivo é definido como toda ação que causa ou implica danos ou prejuízos a alguém, sendo considerado um construto multidimensional por vários pesquisadores. Para a avaliação de comportamentos agressivos, pode-se utilizar inventários e checklists, além de instrumentos projetivos como O Desenho da Figura Humana (DFH). Assim, este estudo buscou o levantamento de indicadores de agressividade nos desenhos de 79 crianças com idades entre 8 e 12 anos, estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas, localizadas na região metropolitana de Porto Alegre. Como medida de avaliação de comportamentos agressivos foi utilizada a Escala de Comportamentos Agressivos (ECA), respondida pela própria criança e o Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), respondido pelos pais. Os desenhos foram pontuados com base em uma lista de 143 indicadores emocionais encontrados na literatura sobre o tema. Presença de figuras bizarras ou grotescas, localização na esquerda da página, braços junto ao tronco e pernas unidas foram alguns dos indicadores que permitiram discriminar os grupos de crianças agressivas e nãoagressivas, conforme a ECA. Posteriormente, os indicadores que diferiram significativamente nos dois grupos foram reunidos em um único fator, denominado “agressividade”. Testes t de Student foram realizados para comparar as médias desse fator nos grupos clínico e não clínico, conforme classificação do CBCL/6-18. Houve diferenças significativas nas seguintes escalas: problemas sociais, comportamento delinquente, comportamento agressivo, problemas externalizantes, escala total de problemas de comportamento e DSM – comportamento opositor-desafiante. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológica.
Collections
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Humanities (1949)
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