Juvenilidade, saber e violência : uma leitura da realidade escolar
dc.contributor.advisor | Craidy, Carmem Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Stoelben, Isabel Cristina Velasques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:30:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/3808 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma pesquisa numa escola urbana de ensino básico, situada no município de Santa Cruz do Sul/RS, no ano de 2002. O objetivo desta pesquisa é compreender o olhar do adolescente sobre o seu processo educativo e as relações de violência, percebidas e/ou vivenciadas na escola. A fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa foi: De Marco, para compreensão dos espaços arquitetônicos; Outerial e Aberastury, com relação à adolescência; Arendt e Spósito, para abordagem sobre a violência; Abramo, na compreensão dos grupos juvenis; e Charlot, na relação com o saber. O método utilizado foi a história de vida, adaptada para educação. Como técnicas de operacionalização, destacam-se a observação participante e a entrevista aberta. O resultado desta pesquisa demonstra que as ações de violência partiram mais dos adultos do que dos jovens. Há uma ausência de conhecimento sobre a fase da adolescência, por parte dos adultos. Existe uma predominância dos sentimentos de impotência e frustração, por parte dos docentes. A pesquisa mostra, ainda, como os jovens, com seus saberes juvenis, criam caminhos para superar suas próprias dificuldades, assim como podem ser compreensivos, diante das dificuldades dos adultos. A pesquisa concluiu que a violência é superestimada dentro da escola e que seria relativamente fácil contorná-la, se os adultos compreendessem mais os jovens, oportunizassem a estes a expressão, bem como reconhecessem e trabalhassem pedagogicamente os agrupamentos juvenis. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Santa Cruz do Sul (RS) | pt_BR |
dc.title | Juvenilidade, saber e violência : uma leitura da realidade escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000393342 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2003 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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