Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa define o termo Projeto de Aprendizagem dentro do contexto educacional, apresentando as características e analisando sua metodologia. Traz como pergunta central, “Como os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo?”, considerando fundamental na aprendizagem a ação e a reflexão do educando e educador, numa conscientização de participação ativa na construção do conhecimento. A pesquisa sustenta-se na experiência vivenciada no estágio curricular docente sup ...
Esta pesquisa define o termo Projeto de Aprendizagem dentro do contexto educacional, apresentando as características e analisando sua metodologia. Traz como pergunta central, “Como os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo?”, considerando fundamental na aprendizagem a ação e a reflexão do educando e educador, numa conscientização de participação ativa na construção do conhecimento. A pesquisa sustenta-se na experiência vivenciada no estágio curricular docente supervisionado, nos registros das reflexões no diário de classe e no portfólio de aprendizagem. O estágio foi desenvolvido com 22 alunos, entre 7 e 8 anos de idade, no 2º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos de uma Escola Municipal de Três Cachoeiras – RS. A metodologia dos Projetos de Aprendizagem estão além do ensino tradicional, norteando uma atitude que enfatiza a aprendizagem que advêm dos anseios e curiosidades do contexto social de cada educando. Tendo como fundamentação teórica, os autores Freire, Piaget, Tardif, Becker, Kupfer que muito contribuíram com suas ideias para esclarecer as questões apresentadas e toda a prática pedagógica. Portanto, os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo, onde o papel do professor, papel do aluno, Arquitetura Pedagógica, procedem de um mesmo ponto de vista, que a aprendizagem se dá a partir de uma educação problematizadora, na construção e reconstrução constante do conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License