Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Fabiana Hahn | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-22T01:20:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37724 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa define o termo Projeto de Aprendizagem dentro do contexto educacional, apresentando as características e analisando sua metodologia. Traz como pergunta central, “Como os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo?”, considerando fundamental na aprendizagem a ação e a reflexão do educando e educador, numa conscientização de participação ativa na construção do conhecimento. A pesquisa sustenta-se na experiência vivenciada no estágio curricular docente supervisionado, nos registros das reflexões no diário de classe e no portfólio de aprendizagem. O estágio foi desenvolvido com 22 alunos, entre 7 e 8 anos de idade, no 2º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos de uma Escola Municipal de Três Cachoeiras – RS. A metodologia dos Projetos de Aprendizagem estão além do ensino tradicional, norteando uma atitude que enfatiza a aprendizagem que advêm dos anseios e curiosidades do contexto social de cada educando. Tendo como fundamentação teórica, os autores Freire, Piaget, Tardif, Becker, Kupfer que muito contribuíram com suas ideias para esclarecer as questões apresentadas e toda a prática pedagógica. Portanto, os Projetos de Aprendizagem fazem emergir uma nova concepção de currículo, onde o papel do professor, papel do aluno, Arquitetura Pedagógica, procedem de um mesmo ponto de vista, que a aprendizagem se dá a partir de uma educação problematizadora, na construção e reconstrução constante do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Currículo em transformação : os projetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000821754 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Três Cachoeiras, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)