O uso da tecnologia assistida na adaptação de um instrumento de avaliação de priming semântico : construindo possibilidades de avaliação para um caso de paralisia cerebral
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A avaliação cognitiva de pacientes com disfunção neuromotora grave ainda é uma prática pouco comum na clínica neuropsicológica. Isso ocorre principalmente devido a impossibilidade de utilização dos instrumentos de avaliação tradicionais, os quais requerem, em sua maioria, algum tipo de resposta motora. No entanto, o conhecimento sobre o funcionamento cognitivo destes pacientes é fundamental para o planejamento adequado da reabilitação. O priming semântico é um tipo de memória implícita que se c ...
A avaliação cognitiva de pacientes com disfunção neuromotora grave ainda é uma prática pouco comum na clínica neuropsicológica. Isso ocorre principalmente devido a impossibilidade de utilização dos instrumentos de avaliação tradicionais, os quais requerem, em sua maioria, algum tipo de resposta motora. No entanto, o conhecimento sobre o funcionamento cognitivo destes pacientes é fundamental para o planejamento adequado da reabilitação. O priming semântico é um tipo de memória implícita que se caracteriza pela facilitação no processamento de um estímulo devido à relação semântica existente entre este e um estímulo precedente. O presente trabalho teve como objetivo adaptar uma tarefa de decisão lexical construída dentro do paradigma de priming semântico a um caso de paciente com diagnóstico de Paralisia Cerebral, através do uso da Tecnologia Assistiva. Os resultados demonstraram que a adaptação do instrumento foi eficaz, permitindo que a paciente realizasse a tarefa necessária. Analisando-se o desempenho da paciente na tarefa se percebe uma tendência a respostas mais rápidas na condição semanticamente relacionada quando comparado à condição não relacionada. Entretanto, esta diferença não foi significativa, provavelmente devido ao baixo número de respostas válidas restantes após a exclusão dos erros. Conclui-se, dessa forma, que a adaptação de instrumentos de avaliação cognitiva a população com disfunções neuromotoras graves é uma possibilidade e deve ser considerada tanto na clínica quanto na pesquisa neuropsicológica. A utilização da testagem adequada pode permitir a expansão do conhecimento a respeito do funcionamento cognitivo destes pacientes e uma otimização do tratamento através do reconhecimento de suas reais dificuldades e potencialidades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (1950)
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