O uso da tecnologia assistida na adaptação de um instrumento de avaliação de priming semântico : construindo possibilidades de avaliação para um caso de paralisia cerebral
dc.contributor.advisor | Holderbaum, Candice Steffen | pt_BR |
dc.contributor.author | Beidacki, Katia Scherer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-02-28T01:20:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37196 | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação cognitiva de pacientes com disfunção neuromotora grave ainda é uma prática pouco comum na clínica neuropsicológica. Isso ocorre principalmente devido a impossibilidade de utilização dos instrumentos de avaliação tradicionais, os quais requerem, em sua maioria, algum tipo de resposta motora. No entanto, o conhecimento sobre o funcionamento cognitivo destes pacientes é fundamental para o planejamento adequado da reabilitação. O priming semântico é um tipo de memória implícita que se caracteriza pela facilitação no processamento de um estímulo devido à relação semântica existente entre este e um estímulo precedente. O presente trabalho teve como objetivo adaptar uma tarefa de decisão lexical construída dentro do paradigma de priming semântico a um caso de paciente com diagnóstico de Paralisia Cerebral, através do uso da Tecnologia Assistiva. Os resultados demonstraram que a adaptação do instrumento foi eficaz, permitindo que a paciente realizasse a tarefa necessária. Analisando-se o desempenho da paciente na tarefa se percebe uma tendência a respostas mais rápidas na condição semanticamente relacionada quando comparado à condição não relacionada. Entretanto, esta diferença não foi significativa, provavelmente devido ao baixo número de respostas válidas restantes após a exclusão dos erros. Conclui-se, dessa forma, que a adaptação de instrumentos de avaliação cognitiva a população com disfunções neuromotoras graves é uma possibilidade e deve ser considerada tanto na clínica quanto na pesquisa neuropsicológica. A utilização da testagem adequada pode permitir a expansão do conhecimento a respeito do funcionamento cognitivo destes pacientes e uma otimização do tratamento através do reconhecimento de suas reais dificuldades e potencialidades. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.title | O uso da tecnologia assistida na adaptação de um instrumento de avaliação de priming semântico : construindo possibilidades de avaliação para um caso de paralisia cerebral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000787649 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Neuropsicologia | pt_BR |
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Ciências Humanas (1950)