Como o tradicionalismo gaúcho ensina sobre masculinidade
dc.contributor.advisor | Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann | pt_BR |
dc.contributor.author | Antunes, Luis Orestes Pacheco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:30:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/3707 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, discuto e analiso alguns dos modos pelos quais o Tradicionalismo Gaúcho “ensina” sobre masculinidade. O estudo desenvolvido fundamenta-se nos campos dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, especificamente naquelas vertentes que têm proposto uma aproximação crítica com a perspectiva pós-estruturalista. Utilizando a abordagem da análise cultural examinei três documentos que têm sido considerados como sendo “textos fundadores” do Movimento Tradicionalista Gaúcho, quais sejam: a tese “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo Gaúcho”, de autoria de Luiz Carlos Barbosa Lessa, a “Carta de Princípios do Tradicionalismo Gaúcho” e o “Manual do Tradicionalista”, ambos de autoria de Glaucus Saraiva. As análises desenvolvidas permitem argumentar que este movimento, desde a criação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em 1948, em Porto Alegre, investiu na “preservação” de uma tradição gaúcha interiorana e rural e esta preservação deveria se processar dentro ou em torno dos CTG’s; neste processo foram sendo produzidas representações de gaúcho as quais atravessam e instituem o que chamei, aqui, de “pedagogia tradicionalista” com a qual se buscava - e ainda se busca – ensinar, especialmente aos meninos, modos adequados de sentir, comportar-se e viver como um “gaúcho de verdade”. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gaúcho | pt_BR |
dc.subject | Identidade masculina | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Movimento tradicionalista | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Tradicionalismo | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.subject | Lessa, Barbosa, 1929-2002. O sentido e o valor do tradicionalismo gaúcho | pt_BR |
dc.subject | Saraiva, Glaucus. Carta de princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho | pt_BR |
dc.subject | Saraiva, Glaucus. Manual do tradicionalista | pt_BR |
dc.subject | Centro de Tradições Gaúchas | pt_BR |
dc.title | Como o tradicionalismo gaúcho ensina sobre masculinidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000391493 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2003 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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