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dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Susana França dapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-13T01:20:15Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36314pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga como as crianças elaboram a mescla de vídeo e dança, recorrendo a seus imaginários, poéticas, fantasias e performances, revelando uma potência de produzir arte como mecanismo de resistência num contexto de vulnerabilidade social. O objeto empírico foi constituído a partir de caderno de registros e vídeos realizados durante uma oficina de videodança, realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2010, com crianças entre nove e treze anos de idade, em uma ONG, em Porto Alegre – RS. Nessa atividade, elas próprias decidiram o que iriam produzir, filmando e editando as imagens. Foram produzidos 11 vídeos, disponíveis no blog “Sôra, que dança é essa?” (soraquedancaeessa.blogspot.com), com a média de 10 crianças participantes. No intuito de compreender as trajetórias da dança na prática de videodança com as crianças, analisa-se o material coletado a partir de três questões norteadoras: como as crianças operam a mescla dança e tecnologia; como descrever esse entre-lugar da videodança, no qual as fronteiras entre as linguagens artísticas não podem ser definidas nem marcadas; como posso pensar a presença das imagens de si e dos outros no trabalho dessas crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is an investigation focused on how children in vulnerability situation can handle a mix of video and dance experience, it was taken into account their imaginary world, fantasy and their performance in which can be revealed great skills to do art as a resistance mechanism despite being in a social vulnerability condition. The Empirical data of this research were gathered from notebook entries and videos recorded during a videodance workshop with children between nine and thirteen years old. It was held in January and February 2010 at a NGO (non-governmental organization), in Porto Alegre – RS, in the Southern region of Brazil. During the workshop, these children had chosen a theme for their own production, video recording and editing images from their art production. As a result, it was producted 11 videos (they are avaiable at “Sôra,que dança é essa?” (soraquedancaeessa.blogspot.com) web blog, in which number of participants ranged around 10 children. We aimed at reaching a foster comprehension on how this process works through an experience of videodance with children. These collected data were analyzed following three guiding questions: How do children handle a mix of dance and technology; how the uniqueness of the role of videodance can be described considering it doesn`t set any limit among artistic languages; How can we think of children self-images perception and at the same time their perception of others can be reflected in their art production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVideodanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEducationen
dc.titleVideodança na educação : crianças que operam e editampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817446pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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