Presentificação espetacular : percursos para uma pedagogia do olhar
dc.contributor.advisor | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Schaefer, Edith Janete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-02T01:20:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35088 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho procura evidenciar a presentificação espetacular como modo de ser da atualidade. Discute-se esse conceito como forma por intermédio da qual nossa sociedade intensifica o olhar como um sintoma social. As noções de pedagogia do olhar e de sociedade do espetáculo são apresentadas na perspectiva da Psicanálise. O trabalho se sustenta na tentativa de circunscrever aquilo que vemos como uma espécie de espetacularidade na qual a presentificação – conceito tomado de Erving Goffman – é analisada no contexto de uma sociedade do espetáculo. Da mesma forma, circunscreve-se aquilo que nos olha como sendo a busca do olhar e da presentificação espetacular com um vínculo com o social. O trabalho de pesquisa toma a atenção flutuante como inspiração para uma perspectiva metodológica, ancorando-se em aportes teóricos diversos como os de Richard Schechner, de Sigmund Freud e de Jacques Lacan. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper emphasizes the spectacular presentification as a current way of being. We discuss this concept as a means through which our society intensifies the gaze as a social symptom. The notions of pedagogy of the gaze and the spectacle society are presented from a psychoanalytic perspective. The work is supported by the attempt to circumscribe what we see as a kind of spectacle in which presentification – a concept taken from Erving Goffman – is analysed in the context of the society of the spectacle. Likewise, that which gazes at us is defined as a search for the gaze and for the spectacular presentification with a link to the social. The research takes the free-floating attention as an inspiration for a methodological perspective, based on many theoretical contributions that include the work of Richard Schechner, Sigmund Freud, and Jacques Lacan. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psychoanalysis | en |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Gaze | en |
dc.subject | Spectacle | en |
dc.subject | Presentification | en |
dc.title | Presentificação espetacular : percursos para uma pedagogia do olhar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000793564 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7540)Educação (2530)