A interface da avaliação de desempenho e o processo negocial : o caso da Universidade Federal do Ceará
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo apresenta pesquisa que investigou a percepção dos servidores técnicoadministrativos efetivos da Universidade Federal do Ceará acerca do processo negocial propiciado pela avaliação de desempenho. Teve como propósito investigar a percepção dos referidos servidores sobre a existência do processo negocial durante a execução das fases da avaliação de desempenho e de sua importância com vistas à melhoria do desempenho individual e, consequentemente, institucional. Para o alcance desse obj ...
Este artigo apresenta pesquisa que investigou a percepção dos servidores técnicoadministrativos efetivos da Universidade Federal do Ceará acerca do processo negocial propiciado pela avaliação de desempenho. Teve como propósito investigar a percepção dos referidos servidores sobre a existência do processo negocial durante a execução das fases da avaliação de desempenho e de sua importância com vistas à melhoria do desempenho individual e, consequentemente, institucional. Para o alcance desse objetivo geral, foram realizadas: a descrição da estrutura da avaliação de desempenho dos servidores, a identificação das fases da avaliação em que poderia ocorrer o processo negocial e a investigação, junto aos servidores, da forma como vem ocorrendo o desenvolvimento das fases da avaliação e se há de fato negociação. A pesquisa caracterizou-se como sendo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico utilizou-se como estratégia o estudo de caso. Os dados foram coletados utilizando-se de questionários enviados eletronicamente através de e-mail para o conjunto dos servidores técnico-administrativos estáveis da Universidade Federal do Ceará. Foram analisados utilizando-se o aplicativo Excel da Microsoft e organizados em tabelas e gráficos enriquecidos pelos conteúdos extraídos das questões abertas. Os dados revelam o pensamento dos atores envolvidos no processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal do Ceará e a interface da mesma com o processo negocial. Identificam a possibilidade de processo negocial, durante a execução das fases da avaliação de desempenho, e de sua influência no desempenho funcional e institucional, assim como apontam o desconhecimento dos servidores do processo avaliativo como um todo. Também revelam a maneira desvirtuada como vêm sendo desenvolvidas de fato as fases da avaliação de desempenho. Diante disso, considera-se a necessidade de repensar o processo avaliativo mediante um aprofundamento maior do estudo em foco considerando-se, especialmente, a inobservância na execução da avaliação em sua plenitude, bem como desvelar os elementos propiciadores da negociação presentes no processo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License