A interface da avaliação de desempenho e o processo negocial : o caso da Universidade Federal do Ceará
dc.contributor.advisor | Antunes, Elaine di Diego | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Maria do Socorro Ximenes Aguiar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-11-17T01:18:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/34489 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta pesquisa que investigou a percepção dos servidores técnicoadministrativos efetivos da Universidade Federal do Ceará acerca do processo negocial propiciado pela avaliação de desempenho. Teve como propósito investigar a percepção dos referidos servidores sobre a existência do processo negocial durante a execução das fases da avaliação de desempenho e de sua importância com vistas à melhoria do desempenho individual e, consequentemente, institucional. Para o alcance desse objetivo geral, foram realizadas: a descrição da estrutura da avaliação de desempenho dos servidores, a identificação das fases da avaliação em que poderia ocorrer o processo negocial e a investigação, junto aos servidores, da forma como vem ocorrendo o desenvolvimento das fases da avaliação e se há de fato negociação. A pesquisa caracterizou-se como sendo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico utilizou-se como estratégia o estudo de caso. Os dados foram coletados utilizando-se de questionários enviados eletronicamente através de e-mail para o conjunto dos servidores técnico-administrativos estáveis da Universidade Federal do Ceará. Foram analisados utilizando-se o aplicativo Excel da Microsoft e organizados em tabelas e gráficos enriquecidos pelos conteúdos extraídos das questões abertas. Os dados revelam o pensamento dos atores envolvidos no processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal do Ceará e a interface da mesma com o processo negocial. Identificam a possibilidade de processo negocial, durante a execução das fases da avaliação de desempenho, e de sua influência no desempenho funcional e institucional, assim como apontam o desconhecimento dos servidores do processo avaliativo como um todo. Também revelam a maneira desvirtuada como vêm sendo desenvolvidas de fato as fases da avaliação de desempenho. Diante disso, considera-se a necessidade de repensar o processo avaliativo mediante um aprofundamento maior do estudo em foco considerando-se, especialmente, a inobservância na execução da avaliação em sua plenitude, bem como desvelar os elementos propiciadores da negociação presentes no processo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Negociação coletiva | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.title | A interface da avaliação de desempenho e o processo negocial : o caso da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783862 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância | pt_BR |
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)