Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.contributor.authorMelo, Maria do Socorro Ximenes Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2011-11-17T01:18:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34489pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta pesquisa que investigou a percepção dos servidores técnicoadministrativos efetivos da Universidade Federal do Ceará acerca do processo negocial propiciado pela avaliação de desempenho. Teve como propósito investigar a percepção dos referidos servidores sobre a existência do processo negocial durante a execução das fases da avaliação de desempenho e de sua importância com vistas à melhoria do desempenho individual e, consequentemente, institucional. Para o alcance desse objetivo geral, foram realizadas: a descrição da estrutura da avaliação de desempenho dos servidores, a identificação das fases da avaliação em que poderia ocorrer o processo negocial e a investigação, junto aos servidores, da forma como vem ocorrendo o desenvolvimento das fases da avaliação e se há de fato negociação. A pesquisa caracterizou-se como sendo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico utilizou-se como estratégia o estudo de caso. Os dados foram coletados utilizando-se de questionários enviados eletronicamente através de e-mail para o conjunto dos servidores técnico-administrativos estáveis da Universidade Federal do Ceará. Foram analisados utilizando-se o aplicativo Excel da Microsoft e organizados em tabelas e gráficos enriquecidos pelos conteúdos extraídos das questões abertas. Os dados revelam o pensamento dos atores envolvidos no processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal do Ceará e a interface da mesma com o processo negocial. Identificam a possibilidade de processo negocial, durante a execução das fases da avaliação de desempenho, e de sua influência no desempenho funcional e institucional, assim como apontam o desconhecimento dos servidores do processo avaliativo como um todo. Também revelam a maneira desvirtuada como vêm sendo desenvolvidas de fato as fases da avaliação de desempenho. Diante disso, considera-se a necessidade de repensar o processo avaliativo mediante um aprofundamento maior do estudo em foco considerando-se, especialmente, a inobservância na execução da avaliação em sua plenitude, bem como desvelar os elementos propiciadores da negociação presentes no processo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.titleA interface da avaliação de desempenho e o processo negocial : o caso da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples