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dc.contributor.advisorMaffioletti, Leda de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorBorne, Leonardo da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-09T01:19:46Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34141pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata do ensino de música a distância, tendo por objetivo conhecer e compreender as práticas docentes desenvolvidas por professores universitários em disciplinas de música na modalidade EAD, a partir de suas percepções sobre essas práticas. Participaram dessa pesquisa oito professores que atuam em cursos de graduação em música a distância ou ministram disciplinas nessa modalidade em cursos presenciais, os quais responderam a entrevistas semi-estruturadas, no período de outubro a dezembro de 2010. Suas falas são analisadas no intuito de articular as ocorrências comuns entre os participantes e suas peculiaridades, o que resulta em treze tópicos de análise. As reflexões desses tópicos apóiam-se em autores da prática docente, especialmente Tardif e Lessard (2008), e autores que escrevem sobre a Educação a Distância. Os resultados mostram que é necessário considerar dois aspectos nas práticas musicais a distância: as ações e as interações. Vinculados a esses aspectos há uma multiplicidade de fatores que influenciam a prática docente na EAD: as possibilidades e limitações da tecnologia, dos objetos e ambientes virtuais de aprendizagem; a formação que o professor deve ter para atuar na modalidade, que geralmente ocorre após o início das atividades na EAD; os atores envolvidos em todo o processo, como tutores, alunos e outros professores; os contextos dos alunos; o papel do planejamento, que é o momento em que a prática presencial do professor é ressignificada e se transforma em aulas, atividades e avaliações. Ao mesmo tempo, a pesquisa expõe práticas que são realizadas na educação musical a distância e delineia um perfil de docente para atuar em música nessa modalidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research is about distance music teaching, which objective is know and comprehend professors' practice developed in undergraduate distance music classes, from their perceptions. Eight professors participated of this study, and they answered a semi-structured interview from october to december 2010. Their answeres are analized articulating similar ocorrences and their particularities, which results in thirteen analisis topics. The topic's reflexions are suportted with authors of teacher's practive, specially Tardif e Lessard (2008), and authors from distance education. The results show that is necessary have in mind two aspectos in distance music practice: actions and interactions. Within these aspects, there is a multiplicity of factors that influence teacher's practice: possibilities and limitations of technology, objects and virtual learning platforms; the formation that the professor must have, which usually is made after he starts working; the actors envolved in whole process, such as tutors, studentes and other professors; students's contexts; the role of planing, which is the moment that the presential practice is ressignified e becomes in classes, activities and evaluations. In the sema time, the research exposes distance music education practices and delinates a professor profile to act in this modality.en
dc.description.abstractLa presente pesquisa busca conocer y comprender las prácticas docentes desarrolladas por profesores universitarios en disciplinas de música en la modalidad EAD, a partir de sus percepciones sobre esas prácticas. Fueron realizadas entrevistas semi-estructuradas entre octubre y diciembre 2010 con ocho profesores que actúan en cursos de graduación en música a distancia o ministran disciplinas en esa modalidad en cursos presenciales. Sus hablas son analizadas con el objetivo de articular los sucesos comunes entre los participantes y las peculiaridades, lo que resulta en trece tópicos de análisis. Las reflexiones de esos tópicos se apoyan en autores de práctica docente, especialmente Tardif y Lessard (2008), y en la Educación a Distancia. La búsqueda de la comprensión del hacer docente muestra que es necesario considerar dos aspectos en las prácticas musicales a distancia: las acciones y las interacciones. Esos aspectos reflejan una multiplicidad de factores que influencian la práctica docente en EAD: las posibilidades y limitaciones de la tecnología, de los objetos y ambientes virtuales de aprendizaje; la formación necesaria para que el profesor actue en la modalidad, que generalmente ocurre solo después del inicio de las actividades de EAD; los actores envueltos en todo el proceso, como tutores, alumnos y otros profesores; los contextos de los alumnos; el papel de la planificación, que es el momento en que la práctica presencial del profesor es resinificada y se transforma en clases, actividades y evaluaciones. A la vez, la pesquisa expone prácticas que son realizadas en la educación musical a distancia y delinea un perfil de docente apto a actuar en música en esa modalidad.es
dc.description.abstractCette recherche envisage de connaître et de comprendre les pratiques des enseignants, développées par des professeurs universitaires en musique, dans le contexte de l'EAD (éducation à distance), à partir des perceptions de leurs pratiques. Des entretiens semi-structurés ont été réalisés avec huit professeurs qui travaillent dans l'enseignement à distance, niveau Licence de musique, en donnant seulement des cours à distance ou pas. Les discours de ces professeurs ont été analysés dans le but d'articuler les incidents communs entre eux, à partir de treize axes d'analyse. Les réflexions sur ces axes est fondée à partir de la pratique d'enseignement de différents auteurs, notamment Tardif et Lessard (2008), et d'écrits sur l'éducation à distance. La recherche de la compréhension du savoir-faire de l'enseignant, nous montre qu'il faut prendre en compte deux aspects dans les pratiques musicales à distance : les actions et les interactions. Ces aspects reflètent une multiplicité des facteurs d'influence sur la pratique d'enseignant dans l'EAD : les possibilités et les limitations de la technologie, des objets et de l'ambiance virtuelle de l'apprentissage; la formation que le professeur doit avoir pour travailler dans cette modalité, formations qui, en général, sont seulement réalisées après le débuts de ses activités d'enseignant à l'EAD; les auteurs englobés dans tout le processus, en tant que tuteurs, élèves et autres professeurs; les contextes des élèves; le rôle de la préparation, c'est-à-dire, le moment où la présence du professeur a une resignification et se transforme en cours, activités et évaluation. Egalement, cette recherche expose des pratiques qui se sont effectuées dans l'éducation musicale à distance et nous démontre un profil d'enseignant qui travaille en musique à travers ces modalités.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance music educationen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectTeaching praxisen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSuperior educationen
dc.subjectEducación musical a distanciaes
dc.subjectTrabajo docentees
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectÉducation musicale à distancefr
dc.subjectPratique d'enseignantfr
dc.subjectÉducation supérieurefr
dc.titleTrabalho docente na educação musical a distância : educação superior brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000791560pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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