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dc.contributor.advisorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Dagoberto de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-28T01:19:41Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33671pt_BR
dc.description.abstractO campo do trabalho-formação, como um campo de luta para nossas práticas, ao ser permeado pela pesquisa e análise, pode nos fornecer um pouco de arejamento para as encomendas profissionais/institucionais que recebemos. Neste sentido, a presente pesquisa se inscreve nas discussões de educação física em saúde, na perspectiva de problematizar o tema do corpo no cuidado em saúde mental, a partir da minha inserção no processo de trabalho na Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju/SE. Interessa-me, pois, as práticas em educação física, inclusive discursivas, de um saber-poder-fazer que põe em evidência o corpo. Como tem se apresentado a encomenda sobre o corpo feita aos professores de educação física nos serviços de saúde? Essa pesquisa se quer caçada por movimentos-acontecimentos no jogo das práticas cotidianas, tendo como atitude uma atenção cartográfica. Tais movimentos-acontecimentos foram registrados em sete cadernos de formação, durante o período de 2007 a 2009, sendo rastreados na busca por movimentos de re-existência de corpos. A descrição dos movimentos de encontro dos usuários com os seus corpos por meio da prática corporal da capoeira e do encontro com o mar permitiu pensar uma concepção de corpo que tem nos acontecimentos seu movimento de invenção, corpo dos corpos. Neste sentido, sinaliza-se uma educação física que acompanhe os corpos, maquinando práticas de cuidado que dêem passagem ao corpo que surge em meio ao movimento.pt_BR
dc.description.abstractThe field of work-formation, as a battlefield for our practices, while permeated by research and analysis, may provide some fresh air to the professional/institutional demands we get. In this sense, the present research work enrolls itself into the discussions of physical education in health, in the perspective of putting in doubt the theme of body under the care of mental health, grounded on my insertion in the process of work in the Psychosocial Attention Network of Aracaju/SE. It concerns me, therefore, the practices in physical education, including the discoursive ones, of a knowledge-power-do which puts the body into evidence. How has the demand on body been presented to the physical education teachers in public health services? This research work wants itself to be hunted by movements-happenings in the game of daily practices, having as attitude a cartographical attention. Such movements- happenings were registered in seven forrmation notebooks, during the period of 2007 to 2009, being tracked in search of body resistance movements. The description of the meeting of users with their bodies through the body practice of capoeira and their meeting with the sea allowed me to think in a conception of body which has in the happenings its invention movement, body of bodies, plotting care practices which let pass the body that emerges in the mid of movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBodyen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSUSen
dc.subjectMental healthen
dc.titleMovimentos na educação física : por uma ética dos corpospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000789397pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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