A invenção do sujeito ecológico : sentidos e trajetórias em educação ambiental
dc.contributor.advisor | Hermann, Nadja Mara Amilibia | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Isabel Cristina de Moura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:28:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/3336 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, desde uma perspectiva hermenêutica, tematiza os processos de produção de sentidos sobre o ambiental como um fenômeno que tem assumido a forma de um campo de relações sociais. O campo ambiental é pensado a partir de sua inscrição dentro de uma tradição ambiental no Ocidente que remonta à modernidade, construindo diferentes sensibilidades para com a natureza e o ambiente, entre elas a naturalista, a romântica, e a edênica. A experiência contemporânea do ambiental é abordada no diálogo com a tradição e através de sua contextualização nas relações entre campo social e trajetórias profissionais de educadores ambientais. Destaca-se a formação de uma identidade narrativa do sujeito ecológico em geral, marcado por um ethos romântico e um habitus militante, e a do educador ambiental em particular, com suas formas próprias de acesso ao campo e à experiência de tornar-se um dos novos profissionais ambientais. O circuito editorial e a formação de especialistas em meio ambiente e em educação ambiental são abordados como parte do percurso institucional de constituição da educação ambiental como prática pedagógica do sujeito ecológico. Discutem-se as tensões que atravessam o projeto emancipatório ecológico, suas raízes contraculturais, e os paradoxos da autonomia como valor central desta visão de mundo e de política. Trabalhou-se com a idéia de que campo e trajetória se articulam reciprocamente e que a narrativa é a condição de possibilidade da produção dos sentidos vividos e de sua elaboração numa narrativa auto e hétero compreensiva enunciada pelos sujeitos e estruturada nas formas organizativas do campo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Consciência ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.subject | Política ambiental | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | A invenção do sujeito ecológico : sentidos e trajetórias em educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000291796 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2001 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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