Lógico : valores e saberes matemáticos para todos
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O tema deste estudo é a aprendizagem matemática de alunos com deficiências incluídos no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cujo problema é: Como os alunos com deficiências incluídos no ensino regular estão aprendendo matemática. Juntamente com o aporte teórico, realizou-se observações in loco em uma escola pública estadual de Porto Alegre que trabalha com inclusão. O interesse nesta temática parte da minha experiência de 10 anos de trabalho, unicamente ...
O tema deste estudo é a aprendizagem matemática de alunos com deficiências incluídos no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cujo problema é: Como os alunos com deficiências incluídos no ensino regular estão aprendendo matemática. Juntamente com o aporte teórico, realizou-se observações in loco em uma escola pública estadual de Porto Alegre que trabalha com inclusão. O interesse nesta temática parte da minha experiência de 10 anos de trabalho, unicamente na rede privada, lecionando matemática em turmas de inclusão. Com o objetivo de compreender como os alunos com deficiências incluídos no ensino regular da rede estadual estão construindo seu conhecimento lógicomatemático, selecionou-se uma escola e, desta instituição, uma turma de 4ª série para observação das aulas de matemática. Como o ensino e a aprendizagem são processos intrinsecamente interligados, a questão do ensino da disciplina, também, foi considerada, ou seja, a metodologia e os recursos empregados pela professora para ministrar as aulas. O estudo aponta práticas pedagógicas baseadas na concepção comportamentalista presentes na sala de aula, mesmo nas turmas de inclusão. Com isto, os alunos com deficiências estão aprendendo de forma tradicional, aliás, inadequada tanto a eles como aos demais alunos ditos "normais", principalmente, quando se trata da disciplina de matemática que necessita de raciocínio lógico para ser aprendida. Conclui-se que os professores, fundamentalmente, os que trabalham com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, precisam rever seus conceitos sobre o processo de ensino e de aprendizagem, sendo a educação continuada um meio eficaz para permitir reflexões e reformulações de concepções pedagógicas e, assim, permitir mobilidade para a construção de novos conceitos e práticas, mais adequadas à aprendizagem de todos os alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License