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dc.contributor.advisorRozek, Marlenept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ione dos Santos Canabarropt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33296pt_BR
dc.description.abstractO tema deste estudo é a aprendizagem matemática de alunos com deficiências incluídos no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cujo problema é: Como os alunos com deficiências incluídos no ensino regular estão aprendendo matemática. Juntamente com o aporte teórico, realizou-se observações in loco em uma escola pública estadual de Porto Alegre que trabalha com inclusão. O interesse nesta temática parte da minha experiência de 10 anos de trabalho, unicamente na rede privada, lecionando matemática em turmas de inclusão. Com o objetivo de compreender como os alunos com deficiências incluídos no ensino regular da rede estadual estão construindo seu conhecimento lógicomatemático, selecionou-se uma escola e, desta instituição, uma turma de 4ª série para observação das aulas de matemática. Como o ensino e a aprendizagem são processos intrinsecamente interligados, a questão do ensino da disciplina, também, foi considerada, ou seja, a metodologia e os recursos empregados pela professora para ministrar as aulas. O estudo aponta práticas pedagógicas baseadas na concepção comportamentalista presentes na sala de aula, mesmo nas turmas de inclusão. Com isto, os alunos com deficiências estão aprendendo de forma tradicional, aliás, inadequada tanto a eles como aos demais alunos ditos "normais", principalmente, quando se trata da disciplina de matemática que necessita de raciocínio lógico para ser aprendida. Conclui-se que os professores, fundamentalmente, os que trabalham com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, precisam rever seus conceitos sobre o processo de ensino e de aprendizagem, sendo a educação continuada um meio eficaz para permitir reflexões e reformulações de concepções pedagógicas e, assim, permitir mobilidade para a construção de novos conceitos e práticas, mais adequadas à aprendizagem de todos os alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleLógico : valores e saberes matemáticos para todospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000726074pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


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