Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud: Envíos recientes
Mostrando ítems 21-30 de 613
-
Piaget explica o sujeito agnoico? as respostas dos piagetistas e algumas considerações sobre a Educação em Ciências
(2024) [Tesis de maestría]Compreender os elementos envolvidos na manifestação do pensamento negacionista, ou seja, como ou porque pessoas não aceitam os conhecimentos cientificamente estabelecidos, além da atrelada desimportância dada aos valores ... -
A construção do conhecimento através dos instrumentos pedagógicos da pedagogia da alternância nas casas familiares rurais e escolas famílias agrícolas do Rio Grande do Sul
(2024) [Tesis]A educação no meio rural está presente para além dos muros escolares, e reconhecer esse pluralismo de espaços educativos e diversidade de conhecimentos sempre foi um grande desafio para a abordagem tradicional da construção ... -
Competência em informação no serviço público : percursos dos bibliotecários que atuam na Rede BiblioSUS por meio do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde (CAPAGIIC-SAÚDE)
(2024) [Tesis de maestría]Este estudo tem como tema central a Competência em Informação e a sugere como um caminho possível para a construção de uma sociedade igualitária e democrática. Busca discorrer sobre a trajetória nacional e internacional ... -
O experienciar das práticas interdisciplinares na docência das Ciências da Natureza no ensino médio
(2024) [Tesis]A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como as práticas interdisciplinares são experienciadas pelos professores da área das Ciências da Natureza no Ensino Médio e a pergunta catalisadora foi: como os ... -
Histórias de vida de docentes da área de ensino de Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFRGS : evidências documentais da formação e do trabalho
(2024) [Tesis de maestría]Este trabalho buscou estudar as vivências e trajetórias individuais de profissionais da docência em ciências naturais atuantes na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No domínio ... -
Carbonos em dança : a construção de um estudo com o corpo em movimento no ensino de Química
(2024) [Tesis de maestría]A presente pesquisa objetiva investigar se práticas interdisciplinares norteadas por experimentações corporais em dança facilitam a construção de conceitos químicos. É feita uma discussão sobre a produção de material ... -
Desordem informacional e educação em Ciências : uma proposta de inoculação contra a desinformação
(2024) [Tesis de maestría]Especialmente a partir do ano de 2016, tornou-se alvo de atenção e preocupação a nível global, o fenômeno da ampla disseminação de informações falsas. Tal fenômeno pode ser interpretado como parte da chamada Desordem ... -
A formação de professoras(es) pedagogas(os) e a ecologia de saberes
(2024) [Tesis]Esta tese busca ampliar os debates sobre a diversidade epistemológica, refletindo sobre a produção do conhecimento na intersecção entre a universidade e os Movimentos Sociais do Campo, entendidos aqui como a interação entre ... -
Análise do desempenho de ex-estudantes de doutorado para o desenvolvimento de uma carreira científica de excelência
(2024) [Tesis]O desempenho pregresso de um pesquisador e o seu potencial desempenho futuro têm fundamental importância na implementação de políticas públicas de fomento – especialmente em uma economia globalizada e competitiva, em que ... -
Jogos, gamificação e TICs no ensino fundamental de Ciências e Matemática : uma proposta de atividade
(2024) [Tesis de maestría]A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a utilização dos jogos digitais/analógicos, das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de atividades gamificadas podem auxiliar o processo de ...