Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Science Education"
Resultados 1-20 de 36
-
Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável
(2020) [Tese]Este estudo iniciou a partir de inquietações da pesquisadora com a proposta de tornar todas as escolas da rede municipal de Lajeado, interior do Rio Grande do Sul, em Escolas Sustentáveis, através do Plano Municipal de ... -
Análise do ensino de ciências nas turmas de 7º ano do ensino fundamental na rede pública dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte - CE : um estudo de caso
(2016) [Dissertação]O presente estudo objetivou analisar aulas práticas de Ciências, observando a existência ou não de laboratórios, aulas de campo, a percepção dos alunos pela disciplina, a capacitação dos professores e o material disponível ... -
Análise do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) quanto a missão de transferência de conhecimentos para a sociedade dos INCTS
(2023) [Tese]O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), criado em 2008 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de promover excelência nas atividades de ciência e tecnologia e sua internacionalização, ... -
Aplicação da tecnologia interface cérebro-computador em recursos educacionais : o reconhecimento de emoções
(2022) [Tese]Esta tese teve por objetivo investigar os fenômenos das emoções desencadeadas, observando as frequências das regiões em que ocorrem diferentes impulsos cerebrais dos estudantes ao utilizarem diferentes recursos educacionais ... -
A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
(2020) [Dissertação]Esta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste ... -
Avaliação do Programa de Apoio a Eventos no País-PAEP, como uma política pública de fomento à disseminação do conhecimento científico
(2012) [Tese]A disseminação do conhecimento científico é de suma importância para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico de um país. Para isso existem programas de políticas públicas que investem na realização de eventos com ... -
Ciência é pensar: ‘e se…?’ : representações sociais e constituição de sujeitos na iniciação científica no ensino médio
(2022) [Dissertação]As implicações da iniciação científica no ensino básico sobre representações sociais e a constituição dos jovens cientistas enquanto sujeitos são o foco deste estudo. A pesquisa pauta as representações sociais de jovens ... -
Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
(2021) [Dissertação]A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos, em turno integral, com turmas multiseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do ... -
Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
(2008) [Dissertação]Esta pesquisa procura identificar as concepções alternativas dos alunos sobre ácidos e bases. A pesquisa foi realizada envolvendo 203 alunos do Ensino Médio, dos quais 111 alunos da 1ª série e 92 alunos da 3º série. O ... -
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
(2007) [Dissertação]A educação em Ciências pode auxiliar a população a entender a natureza e a utilidade da Ciência, e contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e atuantes. A partir de tais pressupostos, a proposta deste estudo foi ... -
A construção da interdisciplinaridade a partir dos saberes docentes nas ciências naturais : a realidade de duas escolas públicas do norte do Rio Grande do Sul
(2015) [Dissertação]O Ensino Médio Politécnico trata-se de uma proposta de mudança curricular oriunda da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, sugerida frente à demanda de melhoras neste nível de ensino, que foi implantada no Estado a ... -
Da situação-limite agrotóxicos ao inédito-viável expresso pela agroecologia : compreensões e práticas de professores e estudantes de escolas do campo
(2023) [Tese]Progressivamente emergem sinais de que os alertas sobre a insustentabilidade socioambiental, do atual modelo civilizacional, estão se confirmando. O projeto de uma agricultura industrializada, o denominado modelo de ... -
A didática das ciências no Brasil : um olhar sobre uma década (2003-2012)
(2016) [Tese]Este trabalho tem por escopo aferir sobre a genealogia, a caracterização e as influências internas e externas da Didática das Ciências no Brasil através de sua pertença ao campo científico de Educação em Ciências e sua ... -
O dispositivo do Transtorno do Déficit de Natureza : um estudo sobre a importância do contato com a “natureza” para a saúde dos sujeitos
(2022) [Tese]O Transtorno do Déficit de Natureza (TDN) é um termo/objeto cunhado, em 2005, nos EUA, pelo jornalista Richard Louv, no livro best-seller “Last Child in the Woods” (LCW). O TDN designa problemas de saúde física, mental e ... -
A educação em ciências biológicas na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência etnográfica na escola
(2010) [Dissertação]Este trabalho é resultado de uma experiência etnográfica que durou três anos, junto a turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, nas aulas de Biologia, em uma escola estadual no município de Torres – RS. ... -
A evolução da produção científica nacional, os artigos de revisão e o papel do Portal de Periódicos da Capes
(2013) [Tese]O objetivo deste trabalho foi estudar a evolução da produção científica brasileira: onde, como ocorreu e o que influenciou esse crescimento. No primeiro artigo, “Dez anos do Portal de Periódicos da CAPES: histórico, evolução ... -
Investigação sobre a existência e as formas de abordagem das questões sociocientíficas com enfoque na educação CTSA pelos docentes em ciências da Natureza nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul
(2023) [Tese]A presente pesquisa, foi desenvolvida como Tese de Doutorado no PPgECi da UFRGS, tendo origem em inquietações, observações e vivências da pesquisadora, enquanto docente da área das Ciências da Natureza, especificamente da ... -
O letramento científico na escola básica : situação atual e perspectivas
(2020) [Tese]O letramento científico tornou-se nos últimos anos um desafio no ensino de ciências, já que resultados de avaliações nacionais e internacionais apontam nossos alunos como não letrados cientificamente. A Base Nacional Comum ... -
A música no ensino de ciências : contribuições e perspectivas na educação
(2023) [Tese]O objetivo desta tese é explorar as articulações entre a música, a motivação, a afetividade e a aprendizagem no ensino de ciências além dos processos de memorização relacionados a música no ensino de ciências. A metodologia ... -
Pedagogia, cultura e mídia : articulações em educação científica
(2013) [Dissertação]Em uma sociedade regida pelo discurso da ciência, percebe-se a marcante presença dos conhecimentos científicos nos diferentes meios de comunicação e nos diversos espaços de divulgação, como revistas, jornais, televisão, ...