Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "School"
Resultados 1-12 de 12
-
Análise de um projeto de difusão científica : uma parceria entre UFRGS e escola pública
(2015) [Dissertação]O estabelecimento de um diálogo entre ciência e sociedade se faz extremamente necessário, por isso a importância de se repensar e articular novas estratégias para a educação em ciências, as quais promovam à difusão do ... -
O dispositivo moralitúrgico em uma escola pública brasileira
(2021) [Tese]Esta tese analisou como o currículo de uma escola é efeito resultante da disputa entre diferentes forças discursivas pela legitimidade do que deva ser entendido como verdade. A pes-quisa analisou os elementos (sujeitos, ... -
A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
(2019) [Dissertação]NA presente dissertação de mestrado, busca-se investigar como ocorre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e, para isso, propôsse realizar um estudo de caso sobre o Programa ... -
Hiperatividade ou indisciplina : o TDAH e a patologização do comportamento desviante na escola
(2012) [Dissertação]O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) configura-se, atualmente, como um dos transtornos cada vez mais diagnosticados em indivíduos de idade escolar. Ao invés de tomar o TDAH como um fato científico ... -
A influência do estereótipo no interesse pelas carreiras científicas : da escola à universidade
(2022) [Tese]Este trabalho dedicou-se a discutir sobre a temática gênero na ciência, no que diz respeito aos estereótipos que permeiam o ambiente acadêmico, científico, tecnológico e acabam influenciando no interesse de meninos, meninas, ... -
A interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza na perspectiva de duas escolas públicas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa teve a intenção de investigar um estudo realizado com seis professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio de duas Escolas Públicas Estaduais, localizadas na Região Litoral Norte do RS, ... -
A metodologia da problematização como estratégia pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade
(2020) [Tese]A Metodologia da Problematização (MP) tem sido muito usada em pesquisas da área da saúde e educação. É considerada uma estratégia pedagógica inovadora, de ensino e de aprendizagem, que favorece a formação de um profissional ... -
Representações escolares : produção e constituição de formas de conhecimento em educação em ciências
(2011) [Dissertação]presente pesquisa investiga as representações de conhecimentos químicos e sua relação com a Escola – Básica e Superior. Para tanto, elegemos dois autores como referências teóricas básicas e um conceito químico exaustivamente ... -
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
(2017) [Tese]As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares ... -
Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens
(2021) [Dissertação]Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira o consentimento é entendido pelus jovens e como os discursos que circulam em nossa sociedade acerca desse conceito influenciam nesse entendimento. Nosso olhar ... -
A tessitura da violência : motivação e manifestações no ambiente escolar
(2021) [Tese]A violência no âmbito escolar envolvendo adolescentes nas suas mais variadas expressões, configura um grave problema de saúde pública, caracterizando um cenário de grande complexidade. Essa tese aborda a tessitura da ... -
O zoo como território educativo : desafios, possibilidades e interfaces com a escola
(2019) [Dissertação]Os zoológicos são espaços não formais com amplo potencial educativo e pedagógico, inclusive relacionado à escola. O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, foi investigar qual a relevância do zoológico como ...