Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Meaningful learning"
Resultados 1-14 de 14
-
A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
(2021) [Dissertação]Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
(2023) [Dissertação]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
(2021) [Dissertação]O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas ... -
Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
(2021) [Dissertação]A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos, em turno integral, com turmas multiseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do ... -
O contexto escolar e as situações de ensino em ciências : interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais
(2014) [Tese]A presente pesquisa versa sobre o aprender a aprender dos diferentes sujeitos/atores em situações de ensino problematizadoras e diversificadas, produzidas na dinâmica do contexto escolar. A aprendizagem, neste estudo, é ... -
O ensino de ciências e biologia e a sala de aula invertida : uma tendência contemporânea
(2019) [Dissertação]A pesquisa propõe que aspectos da “Sala de Aula Invertida”, podem impulsionar outras metodologias diferenciadas, pois poderá possibilitar uma “escuta sensível”, a “reflexão-ação” e a “aprendizagem significativa”. A pesquisa ... -
O ensino e a aprendizagem de matrizes tendo como fundamentação teórica a teoria da aprendizagem significativa
(2018) [Tese]Este trabalho de pesquisa, fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) e seus colaboradores, tem como objetivos propor, aplicar e buscar evidências de uma aprendizagem significativa em relação aos ... -
O ensino por investigação e seu impacto na aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola pública brasileira
(2014) [Dissertação]As escolas de ensino médio vem mantendo um ensino de Biologia de forma bastante teórica e pouco ligada a realidade do mundo que cerca o aluno. Atualmente espera-se que um aluno que saia do ensino médio atuando com autonomia, ... -
A importância das metodologias e do trabalho grupal no desenvolvimento do pensamento científico no ensino de química
(2019) [Dissertação]Essa dissertação apresenta resultados de uma intervenção em sala de aula realizada em uma escola particular da região Metropolitana de Porto Alegre. Fizeram parte da investigação 16 professores, uma orientadora pedagógica ... -
Meu jardim secreto : um estudo de caso
(2017) [Dissertação]O presente trabalho apresenta um estudo de caso do projeto MEU JARDIM SECRETO, que foi um projeto multidisciplinar com foco em ciências, com alunos da 3º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Particular de Porto Alegre. ... -
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
(2020) [Dissertação]A presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os ... -
Teoria e prática : interações e possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Ciências na perspectiva da aprendizagem significativa
(2023) [Dissertação]O ensino das ciências da natureza passou a ser visto de forma separada, sendo dividido em disciplinas, com o intuito de atender as demandas do avanço tecnológico e da globalização mundial em crescente desenvolvimento. Essa ... -
Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
(2023) [Dissertação]Considerando a importância da ciência no mundo atual e a participação do cidadão em uma sociedade cada vez mais informatizada, bem como a falta de interesse de muitos alunos do Ensino Básico pelas disciplinas nesta área, ... -
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em diferentes contextos na educação matemática contemporânea
(2021) [Dissertação]Dentro das concepções de melhorias e de qualidade em ensino e aprendizagem, na perspectiva de novas alternativas e metodologias que possam agir como potencializadoras da aprendizagem significativa em educação e, prioritariamente, ...