Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Educação continuada"
Resultados 1-18 de 18
-
Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
(2021) [Dissertação]O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas ... -
As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais acerca das concepções epistemológicas e na relação com a prática pedagógica
(2015) [Tese]A Tese de Doutorado titulada “ As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais acerca das concepções epistemológicas em sua relação com a prática pedagógica” tem como objetivos: ... -
O corpo na escola : discursos e práticas pedagógicas das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
(2008) [Dissertação]Nesta dissertação, investigamos os discursos e as práticas pedagógicas das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do município do Rio Grande/RS, com relação aos corpos. Com o objetivo de discutir e problematizar ... -
Desenvolvimento de recurso multimídia para educação continuada de pacientes e familiares no tratamento das anomalias craniofaciais
(2018) [Tese]As fissuras de lábio e/ou palato são anomalias congênitas caracterizadas pela ausência de estruturas nasais e/ou palatinas que interferem profundamente na vida dos pacientes e familiares. A prevalência mundial é de 1,53 ... -
Enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) : contribuições para a profissionalização docente
(2018) [Tese]O presente trabalho caracteriza a influência do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – no processo de profissionalização de docentes, em formação inicial e continuada, envolvidos em processos acadêmicos para estudo, ... -
O entrelaçamento da educação ambiental crítica e do ensino para a potencialização das percepções socioambientais de estudantes e professores sobre uma microbacia em Palmeira das Missões/RS
(2022) [Tese]Esta pesquisa tem como questão principal a amplitude e consistência da abordagem no âmbito escolar, dos objetos do conhecimento que envolvam os estudos sobre Bacias Hidrográficas (BH) num recorte espacial que está diretamente ... -
A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
(2022) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos ... -
A formação continuada do professor-formador : saberes da ação docente no diálogo entre pares
(2016) [Tese]Este estudo apresenta um processo de pesquisa-ação desenvolvido num espaço/tempo intrainstitucional, destinado para a formação permanente dos professores-formadores de um curso de licenciatura em Química, de uma universidade ... -
A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
(2019) [Dissertação]NA presente dissertação de mestrado, busca-se investigar como ocorre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e, para isso, propôsse realizar um estudo de caso sobre o Programa ... -
A formação de um professor de ciências pesquisador a partir de seu saber/fazer pedagógico
(2014) [Tese]Esta Tese de Doutoramento (TD) está alicerçada em três problemáticas enfrentadas pelo ensino de ciências: uma abordagem científica em sala de aula a partir de uma exatidão, a distância das temáticas abordadas no ensino ... -
A metodologia da problematização como estratégia pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade
(2020) [Tese]A Metodologia da Problematização (MP) tem sido muito usada em pesquisas da área da saúde e educação. É considerada uma estratégia pedagógica inovadora, de ensino e de aprendizagem, que favorece a formação de um profissional ... -
Neurociências na formação docente continuada : valorizando o desenvolvimento e a aprendizagem na primeira infância
(2020) [Tese]Esse estudo tem como foco discorrer sobre o desenvolvimento neurobiológico e a aprendizagem durante os seis primeiros anos de vida da criança, apresentando fundamentos que preconizam a valorização desta etapa da vida para ... -
As perspectivas dos alunos no ensino médio politécnico : ensino, aprendizagem, permanência e conclusão da última etapa da educação básica
(2015) [Dissertação]O presente estudo é o resultado de pesquisa realizada durante o Mestrado Educação em Ciências: química da vida e saúde, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo consiste na análise reflexiva sobre ... -
O PIBID e a docência na educação física : perspectivas na formação inicial e continuada
(2015) [Tese]A presente tese tem o objetivo de investigar as contribuições do PIBID no processo formativo docente em Educação Física: caracterizando o processo de inserção do Licenciando em Educação Física no cotidiano das escolas da ... -
O processo de internacionalização promovido pela Capes na formação de professores da educação básica
(2016) [Dissertação]A formação de professores é uma temática que ocupa um papel central na implementação de políticas públicas relacionadas à educação. A Capes é uma agência reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho referente à ... -
O professor de química em desenvolvimento profissional : as tecnologias digitais no contexto do PROFQUI nas regiões nordeste e sul
(2021) [Tese]A formação do professor de Química vem timidamente ampliando seu espaço nas discussões dentro dos grupos de pesquisa. Porém, não apenas a formação inicial deve ser abordada, mas também o processo de formação continuada e ... -
Ser ou não ser, afinal o que se é? um estudo sobre biologia essencialista e heteronormatividade no ensino de ciências no viés da LGBTfobia institucionalizada
(2021) [Dissertação]Atualmente estão ocorrendo problematizações quanto à subjetivação dos sujeitos diante à orientação sexual e as diversas identidades de gênero existentes. Entretanto, a heteronormatividade ainda é utilizada como um fator ... -
As tecnologias digitais e o ensino de química : o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores
(2016) [Tese]A inserção das tecnologias digitais na escola não contemplam padrões de tempos atrás. Nesse contexto encontram-se os professores e os processos formativos. Com a situação da tecnologia na sociedade posta e sem possibilidades ...