Desenvolvimento de recurso multimídia para educação continuada de pacientes e familiares no tratamento das anomalias craniofaciais
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
As fissuras de lábio e/ou palato são anomalias congênitas caracterizadas pela ausência de estruturas nasais e/ou palatinas que interferem profundamente na vida dos pacientes e familiares. A prevalência mundial é de 1,53 casos a cada mil nascidos vivos, e, no Brasil, varia de 0,19 a 1,54 a cada mil nascidos vivos. O impacto da anomalia craniofacial em pais de crianças acometidas pelo comprometimento dessa patologia costuma ser marcante e difícil. A importância do profissional especializado junto ...
As fissuras de lábio e/ou palato são anomalias congênitas caracterizadas pela ausência de estruturas nasais e/ou palatinas que interferem profundamente na vida dos pacientes e familiares. A prevalência mundial é de 1,53 casos a cada mil nascidos vivos, e, no Brasil, varia de 0,19 a 1,54 a cada mil nascidos vivos. O impacto da anomalia craniofacial em pais de crianças acometidas pelo comprometimento dessa patologia costuma ser marcante e difícil. A importância do profissional especializado junto à família e ao paciente é de fundamental importância para o entendimento dos principais elementos para a continuidade do tratamento. Recursos educacionais interativos em tratamento de saúde têm sido apontados como produtivos no processo de ensino e aprendizagem por utilizarem métodos eficazes, relacionados à assistência em diferentes especialidades, englobando recursos de informação e comunicação, incluindo o desenvolvimento de materiais elaborados com a finalidade de subsidiar essa interação. Neste sentindo, os recursos midiáticos representam uma entrada neurossensorial fundamental para a assimilação e a acomodação do conhecimento. Diante deste cenário, foi desenvolvido um recurso multimídia educacional para pacientes e familiares aplicável ao tratamento das anomalias craniofaciais, embasado em objetos de aprendizagem que possam contribuir para o conhecimento das anomalias craniofaciais, bem como para sensibilizar os pacientes e familiares quanto à importância da continuidade do tratamento. Foi realizado um estudo de desenvolvimento experimental, desenvolvido no Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI-IMIP) em parceria com o Núcleo de Telessaúde do IMIP (NTES-IMIP). A partir do referido trabalho, o recurso multimídia se destinou a promover a educação continuada em saúde aos pais e familiares de pacientes com anomalias craniofaciais, em quatro fases operacionais: 1)planejamento 2)pré-produção 3)produção e 4) pós-produção. Foram criados sete objetos de aprendizagem relatando situações vivenciadas no planejamento e tratamento dos pacientes e familiares do CADEFI. Dos sete objetos de aprendizagem, quatro foram em formato de desenhos animados, abordando temas como meios de encontrar o Centro de referência; as principais anomalias craniofaciais; a etiologia das anomalias craniofaciais e o tratamento. Os outros três objetos foram desenvolvidos em formatos de vídeos explicativos, apresentando como conteúdo a dinâmica do Centro; o papel de cada profissional e as principais condutas terapêuticas adotadas pelo Serviço. Acredita-se que o recurso multimídia educativo desenvolvido e futuramente validado, incorporado às intervenções e orientações aos pacientes e familiares, possam contribuir para oentendimento do público-alvo a respeito da temática da anomalia craniofacial, tendo como implicação o conhecimento e entendimento do tratamento e de sua continuidade. Nessa perspectiva, o recurso multimídia torna-se ferramenta facilitadora na atuação dos profissionais de saúdeem suas práticas educativas junto aos pacientes e familiares. ...
Abstract
Cleft lip and palate are congenital anomalies characterized by the absence of nasal or palatine structures that deeply interfere with patients' and family lives. The world prevalence is 1.53 cases per thousand live births, and in Brazil it ranges from 0.19 to 1.54 per thousand live births. The impact of craniofacial anomaly in parents of children affected by the impairment of this pathology is usually marked and difficult. The importance of the specialized professional with the family and the p ...
Cleft lip and palate are congenital anomalies characterized by the absence of nasal or palatine structures that deeply interfere with patients' and family lives. The world prevalence is 1.53 cases per thousand live births, and in Brazil it ranges from 0.19 to 1.54 per thousand live births. The impact of craniofacial anomaly in parents of children affected by the impairment of this pathology is usually marked and difficult. The importance of the specialized professional with the family and the patient is of fundamental importance for the understanding of the main elements for the continuity of the treatment. Interactive educational resources in health care have been identified as productive in the teaching and learning process by using effective methods related to care in different specialties, encompassing information and communication resources, including the development of elaborate materials with the purpose of subsidizing this interaction. In this sense, the mediatic resources represent a fundamental sensorineural input for the assimilation and accommodation of knowledge. In view of this scenario, a multimedia resource for patients and relatives was developed for the treatment of craniofacial anomalies, based on learning objects that may contribute to the knowledge of craniofacial anomalies, as well as to sensitize patients and the irrelatives about the importance of continuity of treatment. An experimental development study was developed at the Center for Attention to Face Defects of IMIP (CADEFI-IMIP) in partnership with the Telehealth Nucleus of IMIP (NTES-IMIP). Based on this work, the media resource was designed to promote continuing health education for parents and family members of patients with craniofacial anomalies in four operational phases: 1) planning 2) pre-production 3) production and 4) post-production. Seven learning objects were created, reporting situations experienced in the planning and treatment of CADEFI patients and families. Of the seven learning objects, four were in cartoon format, addressing topics as means of finding the Reference Center; major craniofacial anomalies; the etiology of craniofacial anomalies and the treatment. The other three objects were developed in explanatory video formats, presenting as content the dynamics of the Center; the role of each professional and the main therapeutic measures adopted by the Service. It is believed that the educational multimedia resource developed and future validated, incorporated into the interventions and orientations to the patients and their families, can contribute to the understanding of the target audience regarding the subject of the craniofacial anomaly, having as implication the knowledge and understanding of the treatment and of its continuity. From this perspective, the mediatic resource becomes a facilitating tool in the performance of health professionals in their educational practices among patients and their families. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
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Multidisciplinar (2574)
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