Listar Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud por tema "Aprendizagem"
Mostrando ítems 1-20 de 24
-
Alfabetização tridimensional, contextualizada e histórica no campo conceitual da estereoquímica
(2015) [Tesis]A compreensão dos processos de aprendizagem de conceitos no campo da estereoquímica e o desenvolvimento de uma estratégia didática que favoreça sua aprendizagem foram os principais objetivos desse trabalho. A compreensão ... -
Algumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de ciências nos anos iniciais
(2008) [Tesis de maestría]Nesse artigo busca-se discutir algumas questões importantes para serem pensadas no processo de ensino e de aprendizagem de ciências nos anos iniciais de escolas de ensino fundamental. Neste trabalho se buscou, por meio de ... -
Análise da evolução conceitual de alunos do 7º ano, que utilizam recursos audiovisuais na aprendizagem de ciências, dentro da teoria dos construtos pessoais de Kelly
(2017) [Tesis]O aprendizado de Ciências Naturais deve contribuir não só para o conhecimento técnico, mas também para uma cultura mais ampla, desenvolvendo meios para a interpretação de fatos naturais, a compreensão de procedimentos e ... -
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
(2009) [Tesis de maestría]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
Arborização urbana como temática para a aprendizagem significativa de conceitos científicos
(2022) [Tesis de maestría]A arborização urbana se faz necessária, pois traz inúmeras vantagens tais como: a caracterização do município, o aumento do bem-estar da população, a melhoria do visual, a amortização da poluição, entre outros. Dentro desse ... -
Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
(2023) [Tesis de maestría]O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui ... -
Avaliação do impacto da pós-graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq
(2016) [Tesis de maestría]O presente estudo tem como tema central a avaliação de impacto da Pós-graduação no trabalho e o suporte à transferência de aprendizagem, referente aos cursos de Mestrado e Doutorado, realizados pelos servidores do Conselho ... -
Um caminho audiovisual possível à aprendizagem : estudo de caso em uma amostra de crianças de uma escola pública de Porto Alegre
(2017) [Tesis de maestría]Esta dissertação propõe atividades audiovisuais colaborativas para a sala de aula, a partir da hipótese de que contribuem com a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi verificar ... -
Uma cartografia do cuidado em saúde bucal na formação acadêmica em odontologia
(2013) [Tesis]A dimensão de política pública assumida pelo ensino em saúde redireciona a construção do conhecimento, a partir das participações dos professores e dos estudantes, para o maior envolvimento da odontologia com a sociedade. ... -
Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
(2008) [Tesis de maestría]Esta pesquisa procura identificar as concepções alternativas dos alunos sobre ácidos e bases. A pesquisa foi realizada envolvendo 203 alunos do Ensino Médio, dos quais 111 alunos da 1ª série e 92 alunos da 3º série. O ... -
Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
(2024) [Tesis de maestría]A habilidade de analisar conteúdo científico, assim como ser capaz de entender como aquela informação foi obtida, é crucial para que cidadãs e cidadãos possam atuar de forma ativa e responsável na sociedade. A Alfabetização ... -
Os desafios das metodologias ativas para o ensino na área das tecnologias de informação e comunicação : estudo do caso “Apple Developer Academy”
(2023) [Tesis]Num mundo permeado por incessantes avanços tecnológicos, a educação formal segue em constante aprimoramento, incorporando novos modelos de aprendizagem e reconfigurando as práticas educacionais. Nesse contexto, destacam-se ... -
Espaços não formais para o ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias/anos finais do ensino fundamental : um estudo no município de Porto Alegre/RS
(2022) [Tesis de maestría]Esta pesquisa parte da questão problematizadora de “Identificar espaços não formais favoráveis ao ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e compreender as propostas pedagógicas para um contexto da ... -
A espiritualidade no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências : um estudo na escola indígena de educação básica
(2023) [Tesis]A pesquisa intitulada A Espiritualidade no Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências: um estudo na escola indígena de educação básica, apresenta um estudo sobre a influência da espiritualidade no ensino de Ciências, ... -
Estudo sobre a concepção de flor para educandos de uma escola estadual de educação básica em Porto Alegre, RS
(2012) [Tesis de maestría]Este estudo investiga a concepção de flor para educandos de diferentes níveis de escolaridade, em uma escola da rede estadual de ensino, na capital do Rio Grande do Sul, Brasil. Para o processo de aprendizagem, torna-se ... -
A formação de um professor de ciências pesquisador a partir de seu saber/fazer pedagógico
(2014) [Tesis]Esta Tese de Doutoramento (TD) está alicerçada em três problemáticas enfrentadas pelo ensino de ciências: uma abordagem científica em sala de aula a partir de uma exatidão, a distância das temáticas abordadas no ensino ... -
Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
(2017) [Tesis]Esta tese tem por escopo discutir o ensino de Geociências na Educação Básica, partindo da análise de um contexto social e escolar a fim de alavancar a construção de um curso de formação continuada de professores, visando, ... -
A interferência do ritmo biológico no rendimento escolar de pré-adolescentes de uma escola do Município de Esteio/RS
(2011) [Tesis de maestría]Os seres vivos convivem com processos rítmicos como as estações do ano, fases da lua e o ciclo dia e noite. Durante o período de 24 horas do dia, observa-se que há oscilações de temperatura corporal, freqüência cardíaca, ... -
Intervenções artísticas nos espaços da ciência : elementos de aprendizagem para além do ordinário
(2016) [Tesis de maestría]Com este trabalho desejamos apresentar o campo pós-estruturalista e a visão pósmoderna de ciência não asséptica, entendendo que este posicionamento nos possibilita um olhar mais amplo para o processo de ensino e aprendizagem ... -
Jogos didáticos nas aulas práticas de Anatomia Humana como recurso complementar para estudo no ensino superior
(2022) [Tesis]Este estudo traz uma análise do uso de jogos didáticos como alternativas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos associados à disciplina de Anatomia Humana. Dessa forma, uma revisão sistemática ...