Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Alfabetização científica"
Resultados 1-12 de 12
-
Alfabetização científica com enfoque ciência, tecnologia e sociedade e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : importância, concepções de professores e repercussões de ações formativas nas práticas docentes
(2020) [Tese]Esta tese apresentou como objetivo geral compreender a necessidade de promover a Alfabetização Científica (AC) com enfoque CTS no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do contexto que cerca ... -
A alfabetização científica de estudantes de licenciatura em ciências biológicas e sua influência na produção de materiais didáticos
(2016) [Dissertação]Atualmente o que se verifica é que o ensino de Ciências, de um modo geral, tem priorizado essencialmente a aprendizagem de conceitos, em detrimento de uma compreensão mais ampla da ciência. Ao observar o sistema de ensino ... -
Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável
(2020) [Tese]Este estudo iniciou a partir de inquietações da pesquisadora com a proposta de tornar todas as escolas da rede municipal de Lajeado, interior do Rio Grande do Sul, em Escolas Sustentáveis, através do Plano Municipal de ... -
Educação museal e enfoque CTS : reflexões sobre a prática educativa no Museu Entomológico Fritz Plaumann
(2018) [Dissertação]A presente dissertação foi orientada com o objetivo geral de refletir sobre a mediação humana como recurso da Educação Museal, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) com vistas à alfabetização Científica ... -
O enfoque CTS na formação docente : contribuições de um processo formativo em uma escola pública
(2021) [Dissertação]A formação continuada contribui para a evolução constante do trabalho docente e permite a construção de conhecimentos para transformar as práticas educativas, auxiliando também na superação das dificuldades encontradas em ... -
Ensino de ciências em espaços não formais : possibilidades e limitações
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa apresenta uma investigação das perspectivas para o processo de ensino e de aprendizagem em ciências no âmbito de um espaço não formal. Entendemos como pressuposto as potencialidades dos espaços não formais, ... -
O ensino de ciências naturais com ênfase na alfabetização científica de estudantes com deficiência visual
(2020) [Dissertação]A comunicação, observação e exploração visual embasam o ensino de Ciências Naturais, especialmente no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Tal fato é a causa de dúvidas por parte dos professores que ao se depararem ... -
Ensino de Ciências por investigação na educação infantil : pesquisa bibliográfica e percepções de educadoras em relação à Ciência e o ensino de Ciências
(2022) [Dissertação]A educação em ciências para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de tomar decisões e compreender o impacto da ciência e da tecnologia nos meios sociais e naturais tem seu início na primeira etapa da ... -
Letramento científico nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva dos professores de ciências de três escolas municipais de Porto Alegre
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa teve por objetivo investigar e compreender o que pensam os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental de três escolas da rede pública municipal de Porto Alegre sobre o letramento ... -
Práticas e contextos da produção científica no ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020) [Tese]A tese tem como foco o Ensino de Ciências e as dimensões da Alfabetização e Letramento Científico no contexto de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação Básica. Buscou contemplar elementos relacionados às fontes ... -
A proficiência científica de egressos do ensino médio ao utilizar a física para interpretar o cotidiano do trânsito
(2019) [Tese]A Física escolar estuda conceitos e fenômenos que corriqueiramente podem ser observados em situações cotidianas. O trânsito é uma delas, e acredita-se que o entendimento físico possa contribuir para a formação de um ... -
O uso da internet por professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, para fomentar a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica : estudo de caso em uma escola de Santa Catarina
(2022) [Tese]O objetivo da presente pesquisa é compreender, a partir da perspectiva da alfabetização científica, como a internet é utilizada por professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, como fonte de informação no auxílio ao ...