Browsing Science Education: Chemistry of Life and Health by Author "Teixeira, Maria do Rocio Fontoura"
Now showing items 1-20 of 29
-
A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
Oliveira, Mariana Paranhos de (2021) [Dissertation]Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino ... -
Articulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciências
Prytoluk, Andre Luis (2019) [Dissertation]Com evoluções teóricas e empíricas distintas, o Empreendedorismo e a Educação convergiram, no Século XX, para o estabelecimento da Educação Empreendedora. Esta dissertação resgata os últimos cinco séculos deste duplo ... -
A bolsa pesquisador visitante especial no programa Ciência sem Fronteiras no CNPq e a internacionalização da ciência
Saenger, Emília Carneiro (2016) [Dissertation]A pesquisa está dividida em duas etapas. A primeira apresenta e analisa a modalidade de bolsa de Pesquisador Visitante Especial (PVE), bolsa de estudos oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e ... -
A competência adquirida no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores das licenciaturas em ciências biológicas, física e química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) : um estudo de caso
Dias, Maria Lucia (2018) [Thesis]A formação de professores e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são dois temas de interesse constante, uma vez que ambos fazem parte do dia-a-dia dos educadores e de todos aqueles preocupados ... -
Competências técnicas para profissionais de projetos de cooperação científica e tecnológica de instituições públicas federais brasileiras de fomento à pesquisa
Lima, Iliada Muniz (2018) [Thesis]A preocupação das organizações com as competências técnicas dos profissionais que atuam em projetos de cooperação científica e tecnológica em instituições públicas brasileiras é decorrente dos desafios do ambiente ... -
Comportamento informacional : ações, emoções e atos na busca da informação de discentes do ensino de ciências da UFRPE
Silva, Vania Ferreira da (2019) [Thesis]A presente pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento informacional na perspectiva do processo de busca da informação dos discentes das licenciaturas em Ciências Biológicas da UFRPE. Utilizou como referenciais ... -
Comunicação científica e ciência aberta : amostras e diálogos sobre a produção do conhecimento científico no Brasil
Stueber, Ketlen (2022) [Thesis]Esta pesquisa oferece reflexões acerca da dialogicidade presente em três conceitos considerados os pilares do estudo: produção de conhecimento, comunicação científica e Ciência Aberta. Perpassam sobre estes, elementos ... -
O conhecimento em rede e as fontes de informação no ensino de ciências
Pereira, Juliana Carvalho (2014) [Dissertation]Este estudo teve como objetivo principal identificar as redes de conhecimento, que os professores de Ciências da escola básica formaram na escolha e uso de fontes de informação durante a formação acadêmica e na tomada de ... -
Da revolução científica à revolução da pós-verdade : a retórica das evidências na Educação em Saúde
Silveira, Filipe Xerxeneski da (2023) [Thesis]Esta tese tem por objetivo apontar as perspectivas que articulam as evidências científicas com a educação e a saúde, através de concepções epistemológicas, da Revolução Científica à Revolução da Pós-Verdade. O arcabouço ... -
O desafio do ensino de ciências nas escolas indígenas do Rio Grande do Sul
Mizetti, Maria do Carmo Ferreira (2017) [Dissertation]A educação indígena, atualmente, tem sido motivo de estudo em todo o país, em decorrência do interesse dos órgãos responsáveis pelas políticas educacionais, bem como da Academia, em propor alternativas de ação para a ... -
Educação museal e enfoque CTS : reflexões sobre a prática educativa no Museu Entomológico Fritz Plaumann
Martello, Caroline (2018) [Dissertation]A presente dissertação foi orientada com o objetivo geral de refletir sobre a mediação humana como recurso da Educação Museal, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) com vistas à alfabetização Científica ... -
Entre o céu e a tela : contribuições da educação em Astronomia em espaços não formais para jovens da era digital em Pernambuco
Leão, Renata Sá Carneiro (2022) [Thesis]Olhar para o céu sempre fascinou a humanidade, que, desde os primórdios, tem pela Astronomia alguma predileção no que diz respeito ao interesse pela ciência. Em plena Era Digital (SANTAELLA, 2010; CASTELLS, 1999; SANCHEZ, ... -
Espaços de educação não formal : produção de saberes na formação inicial de professores de ciências e biologia
Fanfa, Michele de Souza (2020) [Dissertation]Atualmente, o ensino de Ciências não ocorre somente no espaço escola. Os museus de ciências são considerados espaços de educação não formal e contribuem, cada vez mais, para a ampliação do ensino de ciências no que diz ... -
A espiritualidade no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências : um estudo na escola indígena de educação básica
Mizetti, Maria do Carmo Ferreira (2023) [Thesis]A pesquisa intitulada A Espiritualidade no Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências: um estudo na escola indígena de educação básica, apresenta um estudo sobre a influência da espiritualidade no ensino de Ciências, ... -
A formação de professoras(es) pedagogas(os) e a ecologia de saberes
Martello, Caroline (2024) [Thesis]Esta tese busca ampliar os debates sobre a diversidade epistemológica, refletindo sobre a produção do conhecimento na intersecção entre a universidade e os Movimentos Sociais do Campo, entendidos aqui como a interação entre ... -
Formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática na modalidade educação de jovens e adultos
Fonseca, Edimar Fonseca da (2022) [Thesis]Esta tese tem por objetivo analisar de que forma a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é expressa nos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs) das licenciaturas que envolvem as áreas do conhecimento Ciências da Natureza e ... -
O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
Lopes, Bárbara Martins (2023) [Dissertation]Os herbários funcionam como instrumento didático para pesquisadores e população em geral, a fim de conhecer e reconhecer a flora de uma região. Esta dissertação teve por objetivo verificar a importância das coleções que ... -
Internacionalização das Ciências da Saúde : um estudo sobre documentos avaliativos da CAPES, o programa de pós-doutorado no exterior e produção científica
Lima, Luciana Gasparotto Alves de (2023) [Thesis]Este trabalho constitui-se de uma avaliação da internacionalização da ciência brasileira, tendo como recorte a Grande Área de Ciências da Saúde, a partir de alguns aspectos relacionados à pós-graduação stricto sensu e à ... -
Jogos no ensino de ciências : a experiência do PIBID/UFRPE
Carneiro, André Guimarães (2019) [Dissertation]Este estudo teve como objetivo principal analisar a contribuição do PIBID/UFRPE em relação ao uso de jogos e atividades lúdicas, como estratégia de ensino na iniciação à docência, na área de conhecimento das ciências da ... -
Mapeamento da pesquisa e produção acadêmica da área de Ciências biológicas e ciências ambientais do IFRS câmpus Porto Alegre (RS)
Silveira, Filipe Xerxeneski da (2017) [Dissertation]Este estudo teve como premissa principal a análise das práticas de pesquisa e produção acadêmica dos docentes efetivos e dos colaboradores da área de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais do IFRS Campus Porto Alegre. ...