Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 563-582 de 586
-
A transformação da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul : uma nova institucionalidade e um novo modelo de educação profissional e tecnológica
(2019) [Tese]Em 30 de dezembro de 2008, é publicada a Lei 11892/2008 (Brasil, 2018), que cria 38 Institutos Federais no País, entre eles o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Conforme definido ... -
Três estudos sobre as concepções e as crenças acerca da aprendizagem e das dificuldades na aprendizagem de Ciências
(2013) [Dissertação]As dificuldades de aprendizagem, muitas vezes, são vistas como as grandes vilãs de qualquer sala de aula. Quando detecta-se sua presença, que por vezes acontece por meio das notas, trata-se de procurar os culpados. Uma ... -
Tudo é rede, conexão e simultaneidade! Problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade : um campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
(2017) [Dissertação]A presente Dissertação teve por objetivo problematizar a interdisciplinaridade, entendendo que essa tem se constituído em uma das verdades contemporâneas pertencentes ao discurso do campo educacional que teria por objetivo ... -
A tutoria na EAD : ressignificando a aprendizagem a partir das competências socioafetivas no contexto da cultura digital
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo principal verificar como ocorrem os processos de tutoria no Brasil e sua relação com as tecnologias e as competências socioafetivas. A abordagem metodológica utilizada caracteriza-se ... -
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em diferentes contextos na educação matemática contemporânea
(2021) [Dissertação]Dentro das concepções de melhorias e de qualidade em ensino e aprendizagem, na perspectiva de novas alternativas e metodologias que possam agir como potencializadoras da aprendizagem significativa em educação e, prioritariamente, ... -
O uso da internet por professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, para fomentar a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica : estudo de caso em uma escola de Santa Catarina
(2022) [Tese]O objetivo da presente pesquisa é compreender, a partir da perspectiva da alfabetização científica, como a internet é utilizada por professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, como fonte de informação no auxílio ao ... -
O uso das tecnologias assistivas no processo de inclusão de alunos com deficiência nas atividades de ensino e de aprendizagem em sala de atendimento educacional especializado
(2019) [Dissertação]Este trabalho teve como objetivo identificar como os professores estão utilizando os recursos de Tecnologia Assistiva, no processo de ensino - aprendizagem nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de aula. ... -
O uso de atividades didáticas experimentais como instrumento na melhora do ensino de ciências : um estudo de caso
(2007) [Dissertação]Resumo não disponível. -
O uso de computadores em escolas públicas em um município do sertão de Pernambuco : uma análise do rendimento escolar
(2019) [Tese]Nesta tese, apresentam-se os resultados da pesquisa que investigou a utilização de computadores por alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas estaduais urbanas do município de Petrolina (PE) e a relação com o ... -
O uso de drogas por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Porto Alegre-RS
(2014) [Dissertação]Resumo não disponível -
O uso de ferramentas de informática e sua implicação em atividades didáticas experimentais para melhoria do ensino de biologia
(2009) [Dissertação]Este estudo relata a utilização da informática como ferramenta auxiliar do professor na prática pedagógica de Biologia no Ensino Médio, envolvendo duas pesquisas: a primeira investigou o nível de conhecimento dos professores ... -
O uso de tecnologias digitais na formação de professores sobre a temática saúde
(2020) [Tese]As tecnologias digitais impulsionam a vida das pessoas e proporcionam um novo significado ao modo de aprender, possibilitando novas oportunidades de formação de professores, como as relacionadas aos temas de saúde. Esta ... -
O uso do ambiente virtual de aprendizagem PhET-Colorado e LabVIRT para o processo de ensino na educação básica
(2024) [Dissertação]Esta pesquisa trata sobre o assunto Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica, especialmente, analisando o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem PhET-Colorado e LabVIRT, no Ensino de Química, pelos professores ... -
Uso e legitimação das tecnologias digitais no ensino de robótica em centros de recondicionamento de computadores
(2018) [Dissertação]Esta dissertação apresenta um estudo descritivo-analítico sobre os processos formativos desenvolvidos nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e ... -
A utilização da linguagem dos quadrinhos no ensino de ciências da natureza na educação básica
(2019) [Tese]Esta Tese apresenta como objetivo geral investigar, a partir das teorias de aprendizagem de Mayer (2001), Ausubel (1963) e Novak (1977), quais recursos pedagógicos, se textos ou quadrinhos, podem se mostrar mais eficazes ... -
A utilização de um objeto de aprendizagem sobre matriz elétrica para o ensino de ciências
(2012) [Dissertação]As questões ambientais no âmbito das discussões relacionadas aos meios de produção de energia elétrica são um importante assunto a ser apresentado em contexto escolar. Nesta pesquisa, o principal objetivo foi analisar, em ... -
Vida, métrica e logos
(2016) [Tese]A Biometrologia é uma ciência emergente que estuda os conhecimentos em Biologia e Metrologia para desenvolver aplicações críticas em diversas áreas. Nesta Tese, pretende-se trabalhar especificamente as escolhas teóricas ... -
Violência entre pares : um estudo de caso numa escola pública de ensino fundamental no Município de Esteio/RS
(2011) [Dissertação]Esse estudo investiga a “violência entre pares” numa escola pública de Esteio/RS. A amostra foi composta por 161 alunos, sendo 102 da sétima e 59 da oitava série, 67 meninas e 94 meninos, com idades entre 12 e 20 anos ... -
Visão dos alunos sobre a influência da conduta profissional, conhecimento teórico e metodologia de ensino do professor de química no processo de aprendizagem
(2016) [Dissertação]Este trabalho teve como objetivo examinar as percepções e consequentes proposições de um grupo de alunos a respeito de características não só metodológicas como também do perfil profissional e pessoal acerca de seus ... -
A visão dos licenciandos sobre a natureza do conhecimento científico
(2016) [Dissertação]Essa pesquisa foi desenvolvida com o interesse de apreender as ideias sobre a natureza do conhecimento científico apresentadas por alunos dos cursos de licenciatura em ciências e matemática do Extremo Sul Catarinense e ...