Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 348-367 de 586
-
Internacionalização das Ciências da Saúde : um estudo sobre documentos avaliativos da CAPES, o programa de pós-doutorado no exterior e produção científica
(2023) [Tese]Este trabalho constitui-se de uma avaliação da internacionalização da ciência brasileira, tendo como recorte a Grande Área de Ciências da Saúde, a partir de alguns aspectos relacionados à pós-graduação stricto sensu e à ... -
Internacionalização do ensino superior e o programa CAPES-PRINT : uma análise dos projetos institucionais de internacionalização da UFRGS e da FURG sob a ótica da internacionalização abrangente
(2022) [Dissertação]A internacionalização do Ensino Superior já não é uma opção para as universidades brasileiras. O Programa CAPES-PrInt, lançado pelo Edital n° 41/2017 da CAPES, surgiu com o intuito de contribuir com este processo nas ... -
Intervenções artísticas nos espaços da ciência : elementos de aprendizagem para além do ordinário
(2016) [Dissertação]Com este trabalho desejamos apresentar o campo pós-estruturalista e a visão pósmoderna de ciência não asséptica, entendendo que este posicionamento nos possibilita um olhar mais amplo para o processo de ensino e aprendizagem ... -
Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
(2015) [Dissertação]Ao ofertar atividades diferenciadas aos educandos, também se faz necessário que os mesmos tenham voz ativa e explicitem suas preferências. O Programa Mais Educação busca ofertar atividades de contraturno escolar para ... -
Investigação sobre a existência e as formas de abordagem das questões sociocientíficas com enfoque na educação CTSA pelos docentes em ciências da Natureza nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul
(2023) [Tese]A presente pesquisa, foi desenvolvida como Tese de Doutorado no PPgECi da UFRGS, tendo origem em inquietações, observações e vivências da pesquisadora, enquanto docente da área das Ciências da Natureza, especificamente da ... -
Investigando a epistemologia e a didática das Ciências : discussões necessárias para a compreensão do fazer pedagógico do professor de Ciências
(2023) [Dissertação]A maneira como o conteúdo curricular de ciências é apresentado enquanto objeto de ensino, estabelece uma reflexão epistemológica, que, na urgência das discussões do fazer pedagógico do professor, deve estar impressa nas ... -
Investigando as contribuições da iniciação científica na educação básica sob a perspectiva de um evento científico : Salão UFRGS Jovem
(2022) [Tese]Nesta tese investigou-se a evolução histórica de um evento científico, o Salão UFRGS Jovem, e as suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades e do conhecimento científico dos estudantes participantes, segundo ... -
Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
(2019) [Dissertação]Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias ... -
Investimentos em pesquisa e desenvolvimento fomentados pela Lei de Informática no fortalecimento da formação ou capacitação profissional em instituições de ensino e pesquisa
(2018) [Tese]Recursos Humanos com formação de qualidade e boa capacitação se constituem no capital intelectual da indústria que busca a capacitação tecnológica e maior competitividade, tanto a nível nacional, quanto a mundial. Na ... -
A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
(2020) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo investigar e problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Para ... -
O jeito xavante de torcer : formação de memórias em uma torcida de futebol
(2010) [Dissertação]Em uma investigação das práticas torcedoras presentes em um estádio de futebol, esta pesquisa aborda a formação de memórias como elemento produtor de sujeitos. Estes torcedores mantêm vínculos muito particulares com o ... -
Jogos didáticos nas aulas práticas de Anatomia Humana como recurso complementar para estudo no ensino superior
(2022) [Tese]Este estudo traz uma análise do uso de jogos didáticos como alternativas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos associados à disciplina de Anatomia Humana. Dessa forma, uma revisão sistemática ... -
Jogos eletrônicos e movimento : transformando o digital em real nas aulas de educação física
(2017) [Dissertação]A presente dissertação de mestrado busca investigar potencialidades na interlocução entre aprendizagem e os jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. No primeiro capítulo, esta pesquisa aborda de forma específica o ... -
Jogos, gamificação e TICs no ensino fundamental de Ciências e Matemática : uma proposta de atividade
(2024) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a utilização dos jogos digitais/analógicos, das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de atividades gamificadas podem auxiliar o processo de ... -
Jogos no ensino de ciências : a experiência do PIBID/UFRPE
(2019) [Dissertação]Este estudo teve como objetivo principal analisar a contribuição do PIBID/UFRPE em relação ao uso de jogos e atividades lúdicas, como estratégia de ensino na iniciação à docência, na área de conhecimento das ciências da ... -
O letramento científico na escola básica : situação atual e perspectivas
(2020) [Tese]O letramento científico tornou-se nos últimos anos um desafio no ensino de ciências, já que resultados de avaliações nacionais e internacionais apontam nossos alunos como não letrados cientificamente. A Base Nacional Comum ... -
Letramento científico nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva dos professores de ciências de três escolas municipais de Porto Alegre
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa teve por objetivo investigar e compreender o que pensam os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental de três escolas da rede pública municipal de Porto Alegre sobre o letramento ... -
Levantamento do consumo de medicamentos por estudantes de ensino médio em duas escolas de Porto Alegre-RS
(2009) [Dissertação]Esse estudo foi realizado em duas escolas de ensino médio, Instituto Vicente Pallotti (particular) e Escola Estadual Tubino Florinda Sampaio (pública), localizadas na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2008. ... -
Licenciatura em química do IFMT na modalidade EAD : análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativo
(2018) [Tese]Discutir sobre a formação de professores no país é uma necessidade, visto a importância desses profissionais como mediadores do processo educativo. O presente estudo teve como objetivo analisar os saberes docentes construídos ... -
Mapeamento da pesquisa e produção acadêmica da área de Ciências biológicas e ciências ambientais do IFRS câmpus Porto Alegre (RS)
(2017) [Dissertação]Este estudo teve como premissa principal a análise das práticas de pesquisa e produção acadêmica dos docentes efetivos e dos colaboradores da área de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais do IFRS Campus Porto Alegre. ...