Pintando o cubo : Matemática com artes
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho trata do planejamento e implementação de uma sequência de atividades sobre transformações geométricas destinadas para estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. Visando a articulação entre as disciplinas de Matemática e Artes, o trabalho foi desenvolvido por professores de Artes e Matemática e por acadêmicos do Curso de Licenciatura em matemática da UFRGS, através de uma disciplina denominada Enriquecimento Curricular (EC). Parte das atividades tiveram ...
Este trabalho trata do planejamento e implementação de uma sequência de atividades sobre transformações geométricas destinadas para estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. Visando a articulação entre as disciplinas de Matemática e Artes, o trabalho foi desenvolvido por professores de Artes e Matemática e por acadêmicos do Curso de Licenciatura em matemática da UFRGS, através de uma disciplina denominada Enriquecimento Curricular (EC). Parte das atividades tiveram como base obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher, destacando-se aquelas relacionadas com conceitos de translações, rotações, reflexões. Os conceitos matemáticos desenvolvidos no EC foram aplicados na construção de mosaicos e caleidoscópios. Os resultados das sequências de atividades, as quais foram aplicadas em um Laboratório de Informática e em uma Oficina de Artes, apontam que os objetivos foram alcançados e que o trabalho integrando Artes e Matemática, promove benefícios recíprocos em termos da aprendizagem de conceitos comuns as duas disciplinas. ...
Abstract
This study deals with the planning and implementation of a sequence of activities about geometric transformations destined to students of the 2º year of High School of Aplicação School from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Envisioning the articulation between the fields of Mathematics and Art, the study was developed by teachers of Art and Math and by academics of the Graduation Course in Mathematics of UFRGS, through a class named Curricular Enrichment (EC). Part of the act ...
This study deals with the planning and implementation of a sequence of activities about geometric transformations destined to students of the 2º year of High School of Aplicação School from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Envisioning the articulation between the fields of Mathematics and Art, the study was developed by teachers of Art and Math and by academics of the Graduation Course in Mathematics of UFRGS, through a class named Curricular Enrichment (EC). Part of the activities had as base the works of dutch artist Maurits Cornelis Escher, highlighting those related to the concepts of translations, rotations, reflections. The mathematical concepts developed in this EC were applied in the construction of mosaics and kaleidoscopes. The results of this sequence of activities, which was applied in a Computers Lab and in an Art Workshop, show that the goals were reached and that the integrated work between Art and Mathematics promotes reciprocal benefits in terms of learning concepts common to both disciplines. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (389)
Este item está licenciado na Creative Commons License