Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorJorge, Marilise Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:40Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31622pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata do planejamento e implementação de uma sequência de atividades sobre transformações geométricas destinadas para estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. Visando a articulação entre as disciplinas de Matemática e Artes, o trabalho foi desenvolvido por professores de Artes e Matemática e por acadêmicos do Curso de Licenciatura em matemática da UFRGS, através de uma disciplina denominada Enriquecimento Curricular (EC). Parte das atividades tiveram como base obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher, destacando-se aquelas relacionadas com conceitos de translações, rotações, reflexões. Os conceitos matemáticos desenvolvidos no EC foram aplicados na construção de mosaicos e caleidoscópios. Os resultados das sequências de atividades, as quais foram aplicadas em um Laboratório de Informática e em uma Oficina de Artes, apontam que os objetivos foram alcançados e que o trabalho integrando Artes e Matemática, promove benefícios recíprocos em termos da aprendizagem de conceitos comuns as duas disciplinas.pt_BR
dc.description.abstractThis study deals with the planning and implementation of a sequence of activities about geometric transformations destined to students of the 2º year of High School of Aplicação School from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Envisioning the articulation between the fields of Mathematics and Art, the study was developed by teachers of Art and Math and by academics of the Graduation Course in Mathematics of UFRGS, through a class named Curricular Enrichment (EC). Part of the activities had as base the works of dutch artist Maurits Cornelis Escher, highlighting those related to the concepts of translations, rotations, reflections. The mathematical concepts developed in this EC were applied in the construction of mosaics and kaleidoscopes. The results of this sequence of activities, which was applied in a Computers Lab and in an Art Workshop, show that the goals were reached and that the integrated work between Art and Mathematics promotes reciprocal benefits in terms of learning concepts common to both disciplines.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometric transformationen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectEscheren
dc.subjectMatemática : Ensino médiopt_BR
dc.subjectMosaicsen
dc.subjectProfessores : Formacaopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectLearning in mathematicsen
dc.subjectArten
dc.subjectMosaicopt_BR
dc.subjectSimmetryen
dc.titlePintando o cubo : Matemática com artespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784071pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples