Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
Fecha
2010Nivel académico
Especialización
Resumo
Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta a filosofia nômade como uma máquina de guerra contra as máquinas de captura, apostando na diferença como força de reinvenção da existência; propõe para a educação uma perspectiva ético-estético-política, rompendo com os modos de subjetivação que as práticas educacionais rec ...
Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta a filosofia nômade como uma máquina de guerra contra as máquinas de captura, apostando na diferença como força de reinvenção da existência; propõe para a educação uma perspectiva ético-estético-política, rompendo com os modos de subjetivação que as práticas educacionais recognitivas vêm reproduzindo. Fazver, como construções históricas e sociais, algumas verdades hegemônicas, consideradas racionais e naturais; e investe na prática do cuidado como potencializador da vida. Finaliza apresentando um recorte do mundo do trabalho, cartografando caminhos e intervenções, objetivando bons encontros que potencializem a construção de si e de mundos e afirmem a vida. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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