Teatro de Arena : redesenho da identidade visual
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso documenta o processo de desenvolvimento de um redesenho de identidade visual para o Teatro de Arena de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), visando reconhecer sua relevância histórica e melhor representar seus valores. Em termos de áreas do conhecimento, o projeto faz parte do Design Gráfico, no campo de identidade visual. A metodologia utilizada na execução do trabalho foi a de Alina Wheeler (2008), que propõe cinco grandes etapas de criação, desde a imer ...
O presente trabalho de conclusão de curso documenta o processo de desenvolvimento de um redesenho de identidade visual para o Teatro de Arena de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), visando reconhecer sua relevância histórica e melhor representar seus valores. Em termos de áreas do conhecimento, o projeto faz parte do Design Gráfico, no campo de identidade visual. A metodologia utilizada na execução do trabalho foi a de Alina Wheeler (2008), que propõe cinco grandes etapas de criação, desde a imersão no objeto de estudo à gestão de ativos da marca final. Para garantir profundidade no entendimento do objeto, foram feitas visitas ao Teatro, investigações de documentos históricos, entrevistas on-line e pesquisas de tendência comportamental. A partir dos dados coletados, contemplou-se a análise destes e elaboração da estratégia, estabelecendo proposta de valor, pilares e personalidade de marca, buscando promover consistência e coerência à marca estudada. A identidade visual resultante do processo descrito é dinâmica e, ainda que moderna, confere respeito à antecessora e transmite atemporalidade. ...
Abstract
This postgraduate thesis project documents the development process of a visual identity redesign for the Teatro de Arena in Porto Alegre (Rio Grande do Sul), aiming to acknowledge its historical significance and better represent its values. In terms of fields of knowledge, the project belongs to Graphic Design, specifically within the area of visual identity. The methodology applied throughout the project was Alina Wheeler’s (2008), which proposes five major stages of creation, from immersion i ...
This postgraduate thesis project documents the development process of a visual identity redesign for the Teatro de Arena in Porto Alegre (Rio Grande do Sul), aiming to acknowledge its historical significance and better represent its values. In terms of fields of knowledge, the project belongs to Graphic Design, specifically within the area of visual identity. The methodology applied throughout the project was Alina Wheeler’s (2008), which proposes five major stages of creation, from immersion in the object of study to the management of the final brand assets. To ensure a deep understanding of the subject, visits to the Theater were conducted, along with investigations of historical documents, online interviews, and behavioral trend research. Based on the collected data, the information was deeply analyzed and a strategy was developed, establishing the value proposition, brand pillars and brand personality, with the goal of fostering consistency and coherence to the studied brand. The resulting visual identity is dynamic and pays respect to its predecessor, and conveys timelessness while still being modern. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Especialização em Design Gráfico.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3567)
Este item está licenciado na Creative Commons License


