Desenho Universal para a Aprendizagem : esboços para "transver" o atendimento educacional especializado na Educação Infantil
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as configurações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Como resultados, por meio de um estudo bibliográfico, observou-se movimentos iniciais das pesquisas articulando DUA na Educação Infantil e desafios associados à gestão do trabalho colaborativo entre profissionais dessa etapa e do AEE. De modo ensaístico, apontam-se perspectivas teórico-práticas para ...
O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as configurações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Como resultados, por meio de um estudo bibliográfico, observou-se movimentos iniciais das pesquisas articulando DUA na Educação Infantil e desafios associados à gestão do trabalho colaborativo entre profissionais dessa etapa e do AEE. De modo ensaístico, apontam-se perspectivas teórico-práticas para a articulação entre DUA, AEE e Educação Infantil, considerando a comunicação entre os conhecimentos desses campos fundamental para a promoção da educação inclusiva para as crianças com deficiência e para todas as crianças. ...
Abstract
This article seeks to reflect on the arrangement of Specialized Educational Assistance (SEA) in Early Childhood Education through of Universal Design for Learning (UDL). Based on a bibliographic study, the findings reveal initial research efforts linking UDL into Early Childhood Education, as well as challenges related to managing collaborative work between professionals in this stage and those involved in SEA. In an essayistic manner, the article presents theoretical and practical perspectives ...
This article seeks to reflect on the arrangement of Specialized Educational Assistance (SEA) in Early Childhood Education through of Universal Design for Learning (UDL). Based on a bibliographic study, the findings reveal initial research efforts linking UDL into Early Childhood Education, as well as challenges related to managing collaborative work between professionals in this stage and those involved in SEA. In an essayistic manner, the article presents theoretical and practical perspectives for articulating UDL, SEA, and Early Childhood Education; emphasizing that the communication amongst these fields is essential to promote inclusive education for children with disabilities and for all children. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (2041)
Este item está licenciado na Creative Commons License


