Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHaas, Clarissapt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Roberta Francieli Moraes da Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-22T08:07:02Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299025pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as configurações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Como resultados, por meio de um estudo bibliográfico, observou-se movimentos iniciais das pesquisas articulando DUA na Educação Infantil e desafios associados à gestão do trabalho colaborativo entre profissionais dessa etapa e do AEE. De modo ensaístico, apontam-se perspectivas teórico-práticas para a articulação entre DUA, AEE e Educação Infantil, considerando a comunicação entre os conhecimentos desses campos fundamental para a promoção da educação inclusiva para as crianças com deficiência e para todas as crianças.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to reflect on the arrangement of Specialized Educational Assistance (SEA) in Early Childhood Education through of Universal Design for Learning (UDL). Based on a bibliographic study, the findings reveal initial research efforts linking UDL into Early Childhood Education, as well as challenges related to managing collaborative work between professionals in this stage and those involved in SEA. In an essayistic manner, the article presents theoretical and practical perspectives for articulating UDL, SEA, and Early Childhood Education; emphasizing that the communication amongst these fields is essential to promote inclusive education for children with disabilities and for all children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecialized educational supporten
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly educationen
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectUniversal design for learningen
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectDisabled childrenen
dc.titleDesenho Universal para a Aprendizagem : esboços para "transver" o atendimento educacional especializado na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296879pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples